Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1º Ideathon: show de criatividade e inovação na prática
conteúdo

Notícias

1º Ideathon: show de criatividade e inovação na prática

por Comunicação publicado: 24/06/2021 16h51, última modificação: 27/06/2021 10h33

O IFMG - Campus Governador Valadares, por meio do Centro de Robótica Inovação e Empreendedorismo (CRIE), promoveu a primeira edição do Ideathon, entre os dias 18 e 20 de junho. Online e totalmente gratuito, o evento buscou desenvolver soluções na área de inovação.

A atividade contou com a integração de participantes de outros estados, profissionais da área de dados e estudantes de graduação e de curso técnico do IFMG-GV. Ao longo dos dias, as equipes contaram com o suporte de mentores com ampla experiência de mercado nas áreas de saúde, gestão, programação e dados.

Ao todo, foram 44 inscritos, dos quais se mantiveram no desafio quatro equipes, detalhadas a seguir com suas respectivas classificações, integrantes e propostas:

Cfit (1º lugar) - Integrantes: Gabriela Veras, José Glebson Alecrim, Marcus Vinicius e Ester Vieira. Proposta: sistema de alertas via Internet das Coisas, mantendo dados, em tempo real, de pacientes internados.

IPA (2º lugar) - Integrantes: Dyennerson Franca, Renato Henrique e Riam Lopes. Proposta: diminuição de tempo de espera de atendimento em pronto socorro, através da manutenção de dados históricos dos pacientes.

Quick Help (3º lugar) - Integrantes: Heitor Miguel, Gabriela Schatnner, Rafaela Schatnner, Cauã Brazil e Othavio Ferraz. Proposta: sistema de orientação de pacientes a prontos socorros de acordo com o atendimento médico necessário e o tempo de espera para atendimento.

Liben – Integrantes: Thainara do Nascimento Axer Vandesteen, Carlla Freitas Gomes dos Santos, Wérica Oliveira Bragança. Proposta: sistema de cashback em pagamentos de serviços de saúde.

A Comissão Organizadora do Ideathon foi formada pelos professores Tatielle Longhini, Neuber Samy, Deborah Praxedes e Tonimar Senra, e pelo técnico em audiovisual Eduardo Oliveira.

Em balanço sobre o evento, prof. Neuber destacou a participação de pessoas de outras partes do País, o envolvimento dos mentores e a importância do diálogo entre o IFMG e a sociedade local. “Conseguimos ter um alcance interessante com pessoas até de outros estados, preocupados em resolver problemas e empolgados em gerar soluções reais para a saúde. Nossos mentores foram fundamentais, doando seu tempo e know how para o direcionamento técnico dos participantes, que por sua vez brilharam com ideias criativas. Esse trabalho entre entes públicos e privados é extremamente importante para a disseminação do conhecimento científico e de resolução das demandas da sociedade. Continuaremos promovendo esses eventos".

Na avaliação do Assessor Médico Hospitalar do Hospital Unimed, Dr. Carlos Eduardo de M. Pimentel, a parceria interinstitucional foi profícua. “A participação no Ideathon 2021 foi uma experiência nova para nós. Esta aproximação com o IFMG nos deu a oportunidade de incentivar a criatividade e inovação em seus alunos, além de nos propiciar exercer o 7º princípio Cooperativista que é a integração com a comunidade.  A Unimed Valadares é uma Cooperativa Médica e está sempre aberta a novas parcerias com a Academia”.

Premiações

As equipes classificadas em 1º e 2º lugar (Cfit e IPA) foram premiadas com:

i) Acesso ao processo de mentoria pela Saúde Ventures;
ii) Participação no programa de pré-aceleração do Cotemig Startups 2021/2;
iii) Apoio financeiro da Unimed Governador Valadares (valor a divulgar);
iv) Certificado de Honorabilidade;
v) Possibilidade de equipes vencedoras integrarem o banco de talentos da Unimed Governador Valadares e/ou ter a ideia incubada e apoiada pela empresa.

A equipe classificada em 3º lugar (Quick Help) recebeu:

i) Apoio financeiro da Unimed Governador Valadares (valor a divulgar);
ii) Certificado de Honorabilidade;
iii) Possibilidade de integrar o banco de talentos da Unimed Governador Valadares e/ou ter a ideia incubada e apoiada pela empresa.

Assista ao vídeo da premiação do Ideathon 2021.

Confira a seguir depoimentos de integrantes das equipes vencedoras sobre o Ideathon:

José Glebson/Cfit - "Foi para além de enriquecedor e prazeroso, foi uma abertura de leques de conhecimento. Experenciar diferentes vivências, aplicações, visões de mundo, me trouxe um novo olhar para novas caminhadas. Começar a elaboração de um projeto partindo do zero até a modelagem e validação da ideia, com mentorias e desafios, tudo dentro de um prazo curto, possibilitou autoconhecimento e o explorar da confiança. Estou muito feliz com o resultado alcançado. A vitória demonstra o quão importante é construir em conjunto. Mas o processo até esse maravilhoso resultado, com o compartilhamento de saberes na construção de mais conhecimento, foi primordial e empolgante. Agradeço à minha equipe e toda a parceria. Agradeço à organização do evento pela disponibilidade em me receber, acolher e, dessa forma, construirmos novas pontes, novos olhares, novos saberes. O futuro é agora. Que venham outros encontros".

Dyennerson Franca/IPA - "Como definir o evento e a nossa participação? Aprendizado, Crescimento e muita Resiliência. Nesses três dias fomos imersos em um mix de sensações, medo, ansiedade, estresse, desistências na equipe, mas também muita vontade de fazer a diferença e crescer com que o evento tinha a oferecer. A princípio, chegamos ao evento sem ideias, ali nos 90 do segundo tempo conseguimos alinhar duas e fomos premiados com a escolha das duas por parte da galera que votou. Logo de cara pegamos o IPA, pois percebemos mais viabilidade para uma eventual elaboração e posterior implementação junto às unidades hospitalares. Assim, começou a maratona: estrutura a ideia aqui, criação de site ali, várias mentorias, orientações, mais mentorias, pré-pitch e uma avalanche de informações. Tudo isso causando mais vontade de agregar à ideia, mas também uma loucura nas nossas cabeças. Foi top! Que venham os próximos".

Cauã Brazil e Heitor Miguel/Quick Help - "Foi muito bom, uma experiência muito boa e divertida. Também serviu muito bem pra nossa educação. Os mentores ajudaram muito, e foi um grande aprendizado. Estamos extremamente satisfeito com o evento em todos os aspectos. Foi cansativo, estressante, [gerou] dor de cabeça e uma ansiedade tremenda, coisas de uma maratona! Mas, querendo ou não, foi uma experiência incrível e inesquecível, com recompensas ainda melhores. Então, quando você fizer a inscrição e no meio da temporada queira desistir, não desista, pois com certeza gostará do resultado final. Não vemos a hora do próximo".


O Ideathon – Desenvolvendo soluções na área da saúde tem como apoiadores: Unimed Governador Valadares, Saúde Ventures, COTEMIG Startups, Sebrae e Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Governador Valadares.

Quer ficar por dentro dos eventos voltados à inovação e empreendedorismo promovidos pelo Campus? Siga o CRIE no Instagram: @crie.gv