Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Agenda Verde” elenca datas comemorativas da área ambiental
conteúdo

Notícias

“Agenda Verde” elenca datas comemorativas da área ambiental

publicado: 19/11/2018 11h11, última modificação: 23/11/2018 08h28

Quem circula pelo corredor do prédio de Ensino do campus deve ter notado um incremento na parede próxima à Biblioteca. Trata-se do banner “Agenda Verde” que registra mensalmente algumas importantes datas alusivas ao meio ambiente. A iniciativa é uma promoção do Núcleo de Educação Ambiental do IFMG - Campus Governador Valadares (NEAF/IFMG-GV) por meio do Projeto Salas Verdes, do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

De acordo com o coordenador do projeto no campus, prof. Luiz Fernando da Rocha Penna, a Agenda Verde poderá servir de guia para os professores desenvolverem discussões e atividades educativas de acordo com as datas comemorativas em suas respectivas disciplinas.

Penna ressalta também a importância do envolvimento institucional. “Os Institutos Federais de Educação (IF’s) podem e devem participar ativamente dessas discussões e atividades, vez que, além de ser espaço para formação profissional devem contribuir também para reflexões humanas que permitam o desenvolvimento de ações individuais e coletivas sobre a causa ambiental, buscando atender o que preconiza a legislação ambiental brasileira e a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225, §1º, inciso VI: Reconhecer o direito constitucional de todos os cidadãos brasileiros à Educação Ambiental e atribui ao Estado o dever de promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente”.