Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Mão na Massa”: leitura e escrita contínuas

“Mão na Massa”: leitura e escrita contínuas

Desde que foi iniciado, em fevereiro deste ano, o projeto “Cosmovisão, Leitura e Escrita” (modalidade Pibex Jr.), coordenado pelo professor de Língua Portuguesa, Wanderson Batista, em parceria com a Escola Estadual Abílio Rodrigues Patto, tem colhido bons frutos.
publicado: 13/07/2016 09h06, última modificação: 17/08/2016 09h16

O objetivo principal do projeto é aquilatar as habilidades de leitura e escrita dos alunos atendidos. Para cumprir essa tarefa, diversas oficinas semanais vêm sendo executadas. “Temos buscado, na medida do possível, alternar oficinas de leitura, de escrita e de debate, pois acreditamos que são atos indissociáveis; aprende-se a ler escrevendo, e aprende-se a escrever lendo. E, claro, é essencial debater, refletir, questionar o que se lê ou escreve, de modo que leitura e escrita não sejam atos mecanizados, engessados. Só assim se chegará a ‘visões de mundo’ mais amplas, com vistas a se tornar um leitor e escritor crítico e participativo. Enfatizo o suporte que a direção do Abílio tem oferecido ao projeto; isso é crucial e consolida uma parceira importante”, ressalta o coordenador.

projeto_cosmovisao_leitura_e_escrita_a.jpgDurante as oficinas os alunos tiveram contato com textos de diversos gêneros, como poema, conto, crônica, relato etc. Os professores colaboradores deram valiosas contribuições nas últimas oficinas da primeira metade deste ano. Auxiliados pelo coordenador e pelo bolsista, Gustavo Alexandre (3º TST), eles desenvolveram oficinas com os alunos, e ficaram satisfeitos com a postura, desenvoltura e receptividade do grupo. O professor Gilson Costa trabalhou com os alunos a utilização da metáfora para criação de imagens poéticas e viscerais nos textos. Para essa atividade, foi utilizado o clássico poema “Rosa de Hiroshima”, de Vinícius de Moraes. “Ao trabalhar este poema, buscamos traçar um paralelo entre o seu conteúdo com o contexto histórico abordado nele, que é a Segunda Guerra Mundial. Buscamos também enfatizar o emprego das metáforas que o autor utilizou para ilustrar a mensagem desejada, e discutir a construção de analogias acerca dos temas abordados ao longo do poema”, encerra o professor. Da mesma forma, a professora Etna Christina debruçou-se sobre uma crônica de Moacyr Scliar, por meio da qual, durante duas semanas, os alunos puderam apreender a estrutura básica dos textos narrativos, não só lendo, mas também redigindo. A professora destaca a criatividade dos alunos, que se saíram muito bem na produção escrita. E, nas semanas de julho, o professor João Eustáquio trabalhou textos opinativos com os alunos, fazendo-os perceber estratégias de argumentação e convencimento utilizadas ao longo dos textos.

Neste primeiro semestre, além das habituais oficinas, foi promovida uma visita ao Centro Cultural Nelson Mandela, no mês de abril. Na ocasião, os alunos inicialmente participaram de uma visita guiada para conhecer as dependências do local. Eles puderam conhecer um pouco da história do Centro, que antigamente chegara a funcionar como presídio. Num segundo momento, eles participaram de atividades lúdicas e instrutivas, como contações de história, roda de leitura e leitura coletiva. Ao fim da visita, todos participaram de um lanche compartilhado.

Agora que as férias estão chegando é momento de “recarregar as baterias”, para voltar com força total e “pôr a mão na massa"!

Wanderson B. Santos
Professor: Língua Portuguesa e Redação