Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 22 de maio - Dia do Apicultor
conteúdo

Notícias

22 de maio - Dia do Apicultor

publicado: 21/05/2019 07h00, última modificação: 24/05/2019 15h03

* Por Prof. Ms. Luiz Fernando Rocha Penna


Os insetos estão entre os mais diversos e bem sucedidos animais do planeta Terra, ocorrendo em praticamente todos os tipos de ambientes. Dentre os insetos estão as abelhas nativas do Brasil e as abelhas africanizadas (
Apis mellifera) da ordem Hymenoptera. A ordem Hymenoptera tem sido considerada por diversos autores como a mais útil de todas as ordens de insetos, do ponto de vista da espécie humana. Isto por reunir as formigas, vespas e, principalmente as abelhas. Estas últimas com grande capacidade de geração de renda, devido à produção de mel, cera e própolis, além de seus serviços ambientais, que as posiciona como elementos-chave para conservação ambiental, especialmente, pelos serviços prestados na polinização de plantas nativas e cultivadas.

A apicultura é a arte de criar abelhas. O apicultor é o profissional que cria racionalmente as abelhas do gênero Apis. As abelhas do gênero Apis não são nativas do continente americano, tendo sido introduzida no Brasil no ano de 1956 para pesquisas científicas. Devido a seu instinto de sobrevivência acabou se disseminando acidentalmente pelo País e se adaptando muito bem devido a sua resiliência. Esse fato, no primeiro momento, deu uma estagnada na apicultura do Brasil, uma vez que, essas abelhas eram muito defensivas, ou seja, tinha um instinto de proteção de suas colmeias muito forte, desferindo ferroadas doloridas a quem se atrevesse a roubar seu mel ou atacar suas colmeias. Assim, os apicultores da época precisaram se adaptar usando técnicas e roupas especiais para o manejo dessa espécie. Superado essa fase de adaptação, a apicultura do Brasil de desenvolveu muito e hoje o país produziu, no ano de 2017, de acordo com o IBGE, 41,6 milhões de quilos de mel.

O trabalho de uma abelha consiste na transferência do pólen de uma flor de estrutura masculina para uma de origem feminina, fecundando-a. Esse processo é conhecido como polinização. A ação do inseto, que pode ser realizada entre flores da mesma espécie ou de espécies de diferentes, exerce uma função muito importante na natureza, na medida em que permite a formação de frutos e sementes, os quais, por sua vez, produzirão novas plantas. Na maioria das vezes, ou 80% entre plantas e flores, as abelhas são as responsáveis diretas, sendo estas consideradas uma das mais eficientes no processo.

Assim, voando de flor em flor, as abelhas promovem a reprodução cruzada, gerando frutos de melhor qualidade e mais sementes. Infelizmente, pela sua capacidade de se defender (ferroar) a população muitas vezes tem eliminado esse inseto prejudicando a polinização cruzada. Ao depararmos com um enxame de abelhas do gênero Apis, principalmente na área urbana, devemos contatar um apicultor profissional ou até mesmo o Corpo de Bombeiros para realizar a captura e levar o enxame para um local seguro.


--------------------
* Engenheiro Civil e Ambiental pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Caratinga (UNEC) e em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Especialista em Ciências do Ambiente (UNEC) e em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Agrícolas - Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade (UNEC). Doutor em Gestão Ambiental pela Universidad San Carlos (Assunção/Paraguai). Professor do IFMG - Campus Governador Valadares. Saiba mais! 

> Esta ação comemorativa integra a Agenda Verde, iniciativa do Projeto Sala Verde - Núcleo de Educomunicação Ambiental - IFMG-GV.