Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diálogos 2023: projeto chega ao quadragésimo encontro. Veja como foi!
conteúdo

Notícias

Diálogos 2023: projeto chega ao quadragésimo encontro. Veja como foi!

publicado: 02/05/2023 11h29, última modificação: 02/05/2023 13h17

No quadragésimo encontro do Projeto Diálogos, voltamos a 1948 quando Shirley Jackson publicou seu primeiro conto “A Loteria”. Também escritora de conhecidas obras como: “A assombração da casa da colina” que foi adaptada pela Netflix em “A maldição da Residência Hill” é uma grande referência no ensino norte americano, além de ser inspiração para outros escritores, como Stephen King.

Durante o encontro, assuntos presentes no nosso cotidiano e na obra foram abordados, como tradições que estão enraizadas em nossa criação e até em que ponto elas sobressaem a moral. A conversa se estendeu e diferentes pontos de vista foram apontados pelos participantes, gerando reflexão e novas visões em relação ao conto.

Vale lembrar que a equipe de suporte do encontro, sob a tutoria da professora de artes Kênia Brant, decorou o ambiente com características que remetiam ao texto, o que trouxe familiaridade para todos que leram.

Encontro projeto Diálogos_26/04/2023

Por conseguinte, as professoras Graciela Santos e Kênia Brant falaram, respectivamente, sobre o Abril Verde, mês de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, e o Abril Azul, que traz visibilidade para o Transtorno do Espectro Autista. Foram distribuídos laços azuis e verdes em apoio às causas, além de panfletos abordando a conscientização do Autismo.

Ao final do encontro, houve uma “loteria” inspirada no conto (mas essa foi para uma coisa boa!). O aluno João Vitor de Oliveira Varela, do 3º TST, foi o “sorteado” que ganhou um livro da autora Shirley Jackson, “Sempre Vivemos no Castelo”.

Ademais, convidamos todos a participarem do segundo Diálogos de 2023, que ocorrerá em 24/05, e contará com muita música! Lembrando que todos os encontros acontecem às quartas-feiras, 13h15. Venha dialogar conosco!

-------------------
O texto acima foi escrito pelos estudantes Arthur Rebouças Braga Vilaça e Matheus Henrique Rocha Ziviani, alunos do 1º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST), e também pelas estudantes Fernanda Cristina Chaves Lemos e Isabele Vitória de Sousa Ramos, alunas do 2º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST). Todos são voluntários do Projeto Diálogos em 2023. Os alunos foram tutorados pela professora Érica Sudário Bodevan.