Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abril Indígena estreia com roda de conversa “Borun do Watu”
conteúdo

Notícias

Abril Indígena estreia com roda de conversa “Borun do Watu”

publicado: 05/04/2019 16h29, última modificação: 05/04/2019 16h38

Com o tema Borun do Watu: território, meio ambiente e resistência Krenak, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFMG - Campus Governador Valadares dá início às atividades do Abril Indígena com uma roda de conversa aberta aos estudantes, servidores, funcionários e comunidade externa.

O evento promoverá atividades no dia 10 de abril, às 19h, e 11 de abril, às 14h, ambas no auditório do Campus. Entre os convidados para discutir o tema estão Itamar Krenak, da Aldeia Atorãn, e Pablo Camargo, da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) - Regional MG-ES, entidade apoiadora.

De acordo com a professora Etna Castro, que compõe a comissão organizadora, o objetivo é “discutir a complexa relação entre o território, o meio ambiente e os indígenas Krenak em Resplendor, bem como os desafios para manutenção da cultura e preservação ambiental diante do crime ambiental da Samarco, contaminação do Rio Doce e desmatamento da região”. 

Inscrições – Interessados em participar do evento devem realizar sua inscrição, gratuitamente, pelo link: bit.ly/2FSdTwx. Haverá emissão de certificação para ACG. 

Uma visita à aldeia Krenak, em Resplendor, também compõe as atividades do Abril Indígena. A participação na roda de conversa é requisito obrigatório para esta atividade.

Dúvidas e outras informações com a profa Etna pelo e-mail etna.castro@ifmg.edu.br ou pelo telefone (33) 99197-5719.