Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Acadêmicos de gestão ambiental visitam Usina Hidroelétrica de Tronqueiras

Acadêmicos de gestão ambiental visitam Usina Hidroelétrica de Tronqueiras

publicado: 22/06/2018 16h00, última modificação: 22/06/2018 16h26

A Usina Hidroelétrica de Tronqueiras, localizada no distrito de mesmo nome, na cidade de Coroaci, transformou-se em sala de aula para os alunos do 3º período de Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA) do IFMG - Campus Governador Valadares. A visita técnica, realizada no último sábado (16/06), foi organizada pelo professor Valcimar Andrade, responsável pela disciplina Recursos Energéticos.

As explicações sobre o funcionamento do empreendimento ficou a cargo do operador de usina Adenizio dos Santos, responsável pela planta geradora e que possui mais de 30 anos de experiência. Além de aspectos técnicos relativos à geração de energia elétrica através do aproveitamento hidráulico, os discentes receberam inúmeras informações importantes para o conhecimento da planta geradora: histórico de construção da usina, aspectos de segurança do trabalho, aspectos ambientais e do processo de automatização.

O tour começou pela barragem, onde verificaram a operação do vertedouro, o controle do nível de reservatório, da vazão turbinada e a vazão mínima a ser mantida do rio Tronqueiras . Na Casa de Máquinas puderam ver o gerador número 1 em funcionamento e o gerador número 3 parcialmente desmontado em decorrência de manutenção. Uma simulação de falha no sistema foi realizada por meio da desconexão do gerador número 1. Ainda na Casa de Máquinas foi possível verificar as centrais de controle automatizado das unidades geradoras. Também visitaram o canal de adução, que recebe a  água do reservatório e encaminha, via condutos forçados, para as turbinas.

Responsabilidade ambiental

A área onde se encontra instalada a planta geradora constitui importante área de preservação ambiental, sendo utilizada com frequência para pesquisas acadêmicas e para realocação de animais silvestres oriundos de resgates feitos por diferentes órgãos como Polícia Militar de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), Instituto Estadual de Florestas (IEF). Além disso, há toda uma preocupação com as normas ambientais e práticas de sustentabilidade, que garantem a preservação da bacia hidrográfica do rio Tronqueiras e da reserva associada à hidroelétrica.

A preocupação da usina com a preservação do meio ambiente foi um dos pontos que mais chamou a atenção da graduanda Jaqueline Procópio. “O monitor nos passou diversas informações sobre as medidas adotadas nessa área. Um dos impactos mais significantes desse tipo de empreendimento é referente à mortandade de peixes, cuja medida mitigadora adotada é colocar 30 mil alevinos a montante e 10 mil peixes a jusante para garantir a reprodução e evitar a mortandade dos peixes”. A correta destinação dos resíduos também foi destacada por Jaqueline. “Existe todo um cuidado com o recolhimento de resíduos gerados que são devidamente recolhidos por uma empresa da cidade de Coroaci. A usina possui ainda caixa separadora de óleo e pisos impermeabilizados para evitar o escoamento do material para o rio e sua contaminação. Fiquei muito satisfeita com a dinâmica da visita e com todas as informações adquiridas”, garantiu.

“Foi muito interessante ver na prática o trabalho desenvolvido pela empresa na área ambiental, como o enriquecimento da ictiofauna e a recuperação da mata no entorno da usina. Tudo isso enriqueceu bastante o nosso currículo e deu para se ter uma boa ideia do quão necessária é a profissão de gestor ambiental. Foi uma experiência única; achei muito boa mesmo”, opina o estudante Paulo Araújo Santos Junior.

Ganhos acadêmicos

"A visita técnica a PCH Tronqueiras já é uma atividade tradicional da disciplina de recursos energéticos, graças ao apoio da Cemig através do operador Adenízio, que sempre nos atende. Além de permitir conhecer mais de perto a geração hidroelétrica, abordada na disciplina, esse tipo de visita possibilita aos alunos conhecer a história da nossa região e todos os demais aspectos, em especial o ambiental, que envolvem a implantação e operação de uma usina hidroelétrica. Esse tipo de usina é um possível campo de atuação do gestor ambiental, e compreender esse universo e de outras fontes da matriz energética é essencial",  avalia Valcimar.

Saiba mais

Chamada Pequena Central Hidroelétrica (PCH),  a usina é uma das primeiras do estado, entrando em operação em 1955, inicialmente com duas unidades geradoras (3,6 MW) e, posteriormente, teve adição da terceira unidade  (4,8 MW), em 1962. Durante uma década foi a única responsável por todo o fornecimento de energia em Governador Valadares. Atualmente, a usina passa por processo de automatização total, que reduzirá drasticamente o número de funcionários necessários para o seu funcionamento.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), cerca de 62% da atual matriz elétrica brasileira é oriunda da hidroeletricidade. A PCH Tronqueiras corresponde a uma das 32 usinas  da Cemig deste tipo, que  são usinas com reservatório de até três quilômetros quadrados e com potência instalada entre 1 e 30 MW. Apesar da baixa potência, relativa a grandes usinas, o número maior de PCHs e o impacto ambiental relativamente menor mostram a importância desse modelo de geração. Atualmente, a  PCH Tronqueiras não atende mais sozinha a demanda de Governador Valadares, mas continua despachando potência ao sistema elétrico e contribuindo para o fornecimento de energia.