Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunas se destacam em concurso nacional voltado ao uso da eletricidade com segurança

por Comunicação publicado: 08/11/2021 12h28, última modificação: 12/11/2021 07h45

O vídeo-paródia das alunas Maressa Luísa Batista Lacerda e Luiza Ramos de Oliveira Souza, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho do IFMG – Campus Governador Valadares, conquistou o 1º lugar regional e o 4º nacional na 10ª edição do Concurso Nacional de Redação, Desenho e Vídeo - Abracopel.

A música “Oitavo andar”, da artista Clarice Falcão, embalou o vídeo “Pesadelo Elétrico” criado pelas estudantes para alertar sobre a importância de se fazer uso da eletricidade com segurança, tema do concurso em 2021.

“Decidimos participar pela coincidência de o tema tratar do que estávamos estudando, à época, na disciplina Tecnologia, Prevenção e Combate à Incêndio. Além de ter sido uma oportunidade de fazermos algo divertido e fora do comum. Foi tudo gravado em câmera de celular, cada um da sua casa, e depois editado também pelo celular”, explicou Maressa.

Clique aqui para assistir ao vídeo

A primeira etapa do concurso foi organizada pela Cemig. “Essa fase é voltada apenas aos filhos de funcionários da empresa, que é o meu caso. É a etapa regional e funciona como uma ‘prévia’ para o concurso da Abracopel. Nosso vídeo ficou classificado em primeiro lugar e já foi até utilizado em um treinamento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Cemig”, conta Maressa com orgulho.

Ela explica que a equipe se dedicou bastante para produzir um material de qualidade, mas que a boa classificação tanto na etapa regional quanto na nacional surpreendeu a todos. “As expectativas eram altas, mas nunca à altura do resultado que obtivemos. Ficamos surpresas em todas as etapas. Foi demais”.

Como prêmio pelo bom desempenho no concurso, Maressa, Luísa e a professora de artes Ana Jéssica Reis, orientadora do trabalho, receberão um tablet, troféu, medalha, menção honrosa e certificado de participação. O IFMG-GV também será certificado.

Saiba mais!

O concurso da Abracopel é realizado em parceria com a Cemig e tem por objetivo incentivar a participação de crianças, adolescentes e professores no desenvolvimento dos conceitos de segurança no uso da eletricidade, de forma a plantar sementes de mudança de cultura para o futuro. É voltado a estudantes das escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Para mais informações, acesse o site do concurso.