Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno deficiente visual do curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFMG, campus Governador Valadares, defende TCC

publicado: 30/01/2017 14h33, última modificação: 30/01/2017 14h35

Sob orientação da pedagoga Luci Aparecida Souza Borges de Faria1, na defesa de seu TCC, Kleber Martins contou sua experiência como aluno deficiente visual e como servidor público federal, técnico administrativo, além de expor seus desafios em prol da acessibilidade.

Um auditório lotado presenciou, dia 20 de janeiro, a apresentação da defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Kleber Martins, primeiro aluno deficiente visual de nascença a defender um TCC no IFMG campus Governador Valadares, num curso Técnico em Segurança do Trabalho.

O trabalho “Os desafios da Inclusão: um relato para além do que é visível” foi apresentado no auditório do Assentamento Oziel Alves Pereira, em Governador Valadares, por volta das 15h, para a banca avaliadora e um público formado por estudantes do curso Agroecologia, sediado no Assentamento.

Kleber Martins utilizou a metodologia da Pesquisa Qualitativa, com abordagem biográfica da História de Vida, em que o foco é revisitar a história a fim de contribuir para uma reflexão sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência no mundo do trabalho e na sociedade de forma geral.

O TCC, em forma de artigo, trata de um relato de experiência que elenca as dificuldades enfrentadas no cotidiano do deficiente visual, bem como busca apontar medidas de segurança, em especial no trabalho laboral. O relato, além da experiência pessoal, conta com o embasamento do Estatuto da Pessoa com Deficiência e da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146 de 6 de Julho de 2015).

O aluno Kleber Martins contou com o apoio da orientadora, pedagoga Luci Aparecida, e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, NAPNEE, do Instituto Federal Minas Gerais campus Governador Valadares.

1 Ex-servidora do IFMG campus Governador Valadares e atual servidora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Campus Iturama

defesa TCC a.png
Kleber Martins e sua orientadora, pedagoga Luci Aparecida Souza Borges de Faria. Crédito da foto: Assentamento Oziel.

defesa TCC b.png
Kleber Martins com membros da banca do TCC, professora Graciela Santos Joana Ferreira de Oliveira, professora convidada Gabriela Souza Faria, orientadora Luci Aparecida e pedagogo Marcelo Augusto dos Anjos Lima Martins.
Crédito da foto: Assentamento Oziel.

defesa TCC c.png
Kleber Martins, membros da banca avaliadora e sua orientadora junto aos estudantes do Assentamento Oziel.
Crédito da foto: Assentamento Oziel.