Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos de Engenharia Civil visitam obra da nova captação de água de GV

Alunos de Engenharia Civil visitam obra da nova captação de água de GV

por Comunicação publicado: 09/11/2022 17h38, última modificação: 09/11/2022 18h24

Por meio do projeto VimVer da Fundação Renova, graduandos do 6º período do curso de Engenharia Civil do IFMG - Campus Governador Valadares tiveram a oportunidade de conhecer de perto a obra da nova adutora de água do município de Governador Valadares.

Professora Carolyne Ávila, responsável pela disciplina Tecnologia das Edificações I, acompanhou os discentes, juntamente com o servidor Marco Aurélio Fernandes, técnico de laboratório da área de edificações do Campus. A docente conta alguns detalhes da atividade, ocorrida no dia 20 de outubro.“Os alunos visitaram o local de captação de água onde as bombas de sucção estarão inseridas, assim como as tubulações distribuídas ao longo do trecho. Fomos também a um local onde a tubulação é aérea e os estudantes puderam observar o material, as conexões e as bases de suporte dos tubos. Em alguns trechos a tubulação é subterrânea, de acordo com as restrições e condições técnicas do projeto. Tivemos o acompanhando de um engenheiro de Segurança do Trabalho durante todas as paradas para visitação, o que reforçou aos alunos sobre a importância da segurança no canteiro de obras e da  utilização dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e dos EPCs (Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva)”, explicou profª Carolyne.

A comitiva do IFMG-GV foi recepcionada pela analista socioinstitucional Arielle Lima, da Fundação Renova. O guia na visita foi o engenheiro civil Leonardo Marques.

A obra

A adutora vai fornecer à sede do município de Governador Valadares uma nova captação de água do rio Corrente Grande. A obra é conduzida pela Fundação Renova e executada em campo por empresas especializadas e com experiência nesse tipo de atividade, que atuam em toda a extensão da adutora, um total de 38 quilômetros. A adutora terá capacidade de escoamento de 900 litros de água por segundo. Três ramais vão interligar a linha tronco da adutora às Estações de Tratamento de Água (ETAs) dos bairros Santa Rita, Centro e Vila Isa. (Informações extraídas do site da Fundação Renova)

Conheça o curso de Engenharia Civil do IFMG-GV