Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos de Engenharia Civil visitam obra da nova captação de água de GV
conteúdo

Notícias

Alunos de Engenharia Civil visitam obra da nova captação de água de GV

por Comunicação publicado: 09/11/2022 17h38, última modificação: 09/11/2022 18h24

Por meio do projeto VimVer da Fundação Renova, graduandos do 6º período do curso de Engenharia Civil do IFMG - Campus Governador Valadares tiveram a oportunidade de conhecer de perto a obra da nova adutora de água do município de Governador Valadares.

Professora Carolyne Ávila, responsável pela disciplina Tecnologia das Edificações I, acompanhou os discentes, juntamente com o servidor Marco Aurélio Fernandes, técnico de laboratório da área de edificações do Campus. A docente conta alguns detalhes da atividade, ocorrida no dia 20 de outubro.“Os alunos visitaram o local de captação de água onde as bombas de sucção estarão inseridas, assim como as tubulações distribuídas ao longo do trecho. Fomos também a um local onde a tubulação é aérea e os estudantes puderam observar o material, as conexões e as bases de suporte dos tubos. Em alguns trechos a tubulação é subterrânea, de acordo com as restrições e condições técnicas do projeto. Tivemos o acompanhando de um engenheiro de Segurança do Trabalho durante todas as paradas para visitação, o que reforçou aos alunos sobre a importância da segurança no canteiro de obras e da  utilização dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e dos EPCs (Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva)”, explicou profª Carolyne.

A comitiva do IFMG-GV foi recepcionada pela analista socioinstitucional Arielle Lima, da Fundação Renova. O guia na visita foi o engenheiro civil Leonardo Marques.

A obra

A adutora vai fornecer à sede do município de Governador Valadares uma nova captação de água do rio Corrente Grande. A obra é conduzida pela Fundação Renova e executada em campo por empresas especializadas e com experiência nesse tipo de atividade, que atuam em toda a extensão da adutora, um total de 38 quilômetros. A adutora terá capacidade de escoamento de 900 litros de água por segundo. Três ramais vão interligar a linha tronco da adutora às Estações de Tratamento de Água (ETAs) dos bairros Santa Rita, Centro e Vila Isa. (Informações extraídas do site da Fundação Renova)

Conheça o curso de Engenharia Civil do IFMG-GV