Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos de Engenharia de Produção visitam indústrias locais
conteúdo

Notícias

Alunos de Engenharia de Produção visitam indústrias locais

publicado: 11/06/2018 17h00, última modificação: 15/06/2018 16h37

Para ver na prática algumas teorias, cálculos e fórmulas repassadas pelos professores em sala de aula, estudantes do curso de Engenharia de Produção do IFMG - Campus Governador Valadares visitaram, ao longo do mês de maio, indústrias locais de ramos variados.

Como atividade das disciplinas Processos Industriais I e II, ministrada pelo Prof. Fábio Siqueira, alunos do 5º e 7º período conheceram o sistema de produção da Paraná Ferragens e da JM Retífica de Motores. A primeira, situada às margens da BR 381, produz tubos trefilados e soldados de perfis variados, treliças para lajes, corte de chapa, dobramento de vergalhões, telhas onduladas, entre outros. Já a segunda, localizada na BR 116, atua com retífica de motores, principalmente de máquinas pesadas. Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os processos de usinagem, tais como retífica, torneamento, brunimento, furação, fresamento, lixamento e soldagem. 

Pela disciplina “Introdução a Ciências dos Materiais”, alunos do 5º período visitaram a NonaPlastic, com sede no Distrito Industrial da cidade. A indústria atua na produção de embalagens plásticas e atende mais de 150 empresas. Na visita, os graduandos conheceram todo o passo a passo da fabricação, incluindo o processo industrial de extrusão.