Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos mergulham no universo da leitura por meio da Roda Literária

Alunos mergulham no universo da leitura por meio da Roda Literária

publicado: 17/07/2017 10h23, última modificação: 17/07/2017 11h24

Clarice Lispector, Umberto Eco, Simone de Beauvoir, Laurentino Gomes, Agatha Christie e Ariano Suassuna foram alguns dos escritores que emprestaram suas histórias para ampliar e enriquecer o universo literário dos alunos dos cursos Técnicos Integrados em Meio Ambiente (TMA) e em Segurança do Trabalho (TST) do IFMG - Campus Governador Valadares.

O bate-papo sobre obras literárias nacionais e internacionais tem acontecido desde o dia 3 de julho e se estenderá até a última semana do mês. A tarefa dos alunos compreende a leitura de um livro narrativo, escrito em prosa com, no mínimo, 75 páginas. Envolve ainda a indicação da obra nas redes sociais. Em sala de aula, os estudantes fazem a apresentação do enredo, pontos negativos e positivos do livro e a relação da obra com experiências pessoais. Por fim, defendem (ou não) a indicação da leitura do livro.

“Quando em 2015 iniciei a Roda Literária apenas com os alunos dos 1os anos não imaginava a proporção que isso tomaria. No ano seguinte, convidei a Profª Etna Christina de Castro para juntos executarmos a atividade em todas as turmas do ensino médio, e foi um sucesso. Apesar da aparente simplicidade da atividade, seus resultados têm sido notórios e gratificantes: mais alunos leitores, críticos e esclarecidos. Essa mudança é perceptível, inclusive, na escolha das obras, a cada ano mais refinada”, destaca Prof. Wanderson Batista, das disciplinas de Língua Portuguesa e Redação.

Confira a opinião dos alunos sobre a Roda Literária

“A Roda Literária é como uma chuva de cultura e informações que desaba sobre nós. Percebo que é uma forma de incentivar a leitura e aprofundá-la, fazendo-nos conhecer não necessariamente obras brasileiras, mas clássicos do mundo inteiro. Além disso, apesar de ser uma atividade com fins didáticos, contribui para uma melhor interação entre os alunos.” (Thaís Motinha Matos - 1º TMA)

“A Roda Literária é simplesmente incrível; eu amei essa atividade! Há adoráveis livros de diversos autores. Ela me estimulou a ler mais e só apresentou aspectos positivos. Já fiz até uma lista de leituras baseada nela. Não conseguiria incluir tantos livros na lista se não fosse pela Roda Literária. Outro ótimo aspecto é que os livros trabalhados são bastante variados, desde livros com histórias de ficção até livros com histórias reais.” (Nilson Carlos de Andrade Neto - 1º TST)

“Atividades assim influenciam estudantes e incitam a leitura em todos os níveis de familiarização com a literatura entre alunos que nunca leem, os quais são instigados a ler, e entre aqueles que já liam muitos livros, tomando recomendações do que ler a seguir. A Roda Literária ajuda a criar uma geração letrada, mesmo que pela pura osmose de obras de origem ao redor do mundo.” (William Gabriel Rodrigues Xavier da Cruz - 2º TMA)