Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Artigo analisa a história da siderurgia a carvão vegetal no Vale do Rio Doce no século XIX

por Comunicação publicado: 25/02/2022 16h34, última modificação: 25/02/2022 16h45

Qual o impacto, no século XIX, da metalurgia do ferro a carvão vegetal para a zona de Mata Atlântica da Província de Minas Gerais? Essa pergunta norteou a investigação científica empreendida pelo professor de História do IFMG - Campus Governador Valadares, Lenício Dutra Marinho Junior.

Publicado na revista da Sociedade Latino Americana e Caribenha de História Ambiental (SOLCHA), o artigo Minas do Ferro, Florestas e Rios: Impactos Ambientais da Metalurgia do Ferro no Brasil do Século XIX, também apresenta uma estimativa da extração de madeira para produção de carvão vegetal e uma mensuração do desflorestamento.

O trabalho é fruto da pesquisa de doutorado que prof. Lenício desenvolve junto ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sendo elaborado em parceria com o prof. Dr. Haruf Salmen Espindola, da Universidade Vale do Rio Doce (Univale).

Acesse aqui o artigo na íntegra

Sobre a revista

História Ambiental da América Latina e do Caribe (HALAC) é uma revista editada pela Sociedade Latino-Americana e do Caribe de História Ambiental (SOLCHA). A revista foi criada durante o V Simpósio da SOLCHA, realizado na cidade de La Paz, Baja California Sur, México, em 2010. HALAC publica trabalhos acadêmicos sobre História Ambiental em suas diversas dimensões, com foco especial na América Latina e Caribe. Saiba mais!