Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula inaugural marca início das atividades do curso básico de Libras

Aula inaugural marca início das atividades do curso básico de Libras

publicado: 27/02/2018 11h44, última modificação: 27/02/2018 16h15

Na noite do dia 19 de fevereiro foi dado início ao Curso de Formação Inicial em Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Básico. A turma, composta prioritariamente por servidores municipais que atendam à comunidade surda e pessoas que trabalhem ou tenham parentes com deficiência auditiva, demonstrava boas expectativas com a possibilidade de aprender uma nova língua e servir melhor a sociedade.

Confira as fotos do evento no FLICKR do Campus

Estiveram presentes no evento de abertura do curso o diretor de Ensino do Campus, prof. Tonimar Senra, o coordenador de Extensão, Virgílio Resende, e o ex-diretor de Ensino e prof. de física Valcimar Andrade.

As aulas do curso estão sendo ministradas pela professora Heloísa da Costa Medeiros Flausino, que é licenciada em pedagogia, pós-graduada em educação inclusiva e também é Instrutora de Libras. A parte teórica e a tradução das aulas fica a cargo da intérprete de Libras do IFMG-GV, Vanessa Reis.

Expectativa dos alunos

Entre os alunos está Wender de Souza. Ele é técnico em enfermagem e atua no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). No dia a dia de trabalho se depara com trabalhadores surdos, mas pela falta de conhecimento da Libras se vê limitado para desenvolver plenamente seu trabalho.

“Sempre tive vontade de fazer um curso desses, mas geralmente tem valor elevado e não podia pagar. Que bom que apareceu essa proposta do IFMG e graças a Deus fui contemplado”, comemora. Wender defende a educação continuada e o compartilhamento do conhecimento. “A gente precisa ter noções de Libras para poder atender melhor e ajudar as pessoas surdas. Quero repassar à minha equipe o que eu aprender no curso. Minha intenção é continuar investindo em cursos avançados para poder ajudar mesmo as pessoas, porque acredito que é preciso fazer nosso trabalho com qualidade”.

Quem também se revelou animada é Silvana Magalhães, professora do Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva (CRAEDI). “Trabalho com crianças especiais e também convivo com muitos surdos. Tenho algum conhecimento, mas fazer um curso de Libras sempre foi uma vontade minha. Também tenho um desejo de trabalhar na Igreja”.

Silvana também destacou a qualificação das professoras e já almeja novos desafios profissionais. “Estou gostando muito! As professoras são compromissadas e atenciosas; têm muita paciência e competência para ensinar. Tenho certeza de que vou crescer profissionalmente. Quero muito me aperfeiçoar na área; quem sabe num futuro também ser intérprete nas escolas, né?”.

Demanda

Inicialmente, foram ofertadas 30 vagas. Mas devido ao grande interesse da comunidade (ao todo foram 550 inscritos) o IFMG-GV abriu uma nova turma, beneficiando outros 30 profissionais interessados na capacitação. O Instituto já estuda também a possibilidade de oferecer novas edições do curso.

Com duração de seis meses e carga horária de 160 horas, as aulas acontecem no Polo UAB-GV, às terças e quintas-feiras (turma 1) e segundas e quartas-feiras (turma 2), de 18h às 22h.

Realização

A capacitação é promovida pelo IFMG - Campus Governador Valadares em parceria  com a Prefeitura de Governador Valadares através da Secretaria Municipal de Educação. Conta ainda com o apoio do Polo da Universidade Aberta do Brasil - UAB de Governador Valadares.