Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus conclui formação de 28 novos profissionais da área da engenharia de produção e gestão ambiental
conteúdo

Notícias

Campus conclui formação de 28 novos profissionais da área da engenharia de produção e gestão ambiental

A cerimônia de colação de grau reuniu cerca de 250 pessoas, entre familiares, amigos e servidores do Instituto que vibraram muito com a conquista dos estudantes
publicado: 01/03/2019 10h44, última modificação: 01/03/2019 11h19

Na noite do dia 22 de fevereiro, o IFMG - Campus Governador Valadares abriu suas portas para receber pais, demais familiares e amigos dos 28 formandos dos cursos superiores em Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Ambiental. A cerimônia de colação de grau aconteceu no auditório do campus e reuniu cerca de 250 pessoas. Um sistema de projeção foi montado na calçada do auditório para que mais pessoas pudessem acompanhar o evento.

De pé e com a mão direita erguida em direção à bandeira, os formandos de cada curso pronunciaram, em coro, o juramento em que prometem honrar os ensinamentos recebidos e, com ética e profissionalismo, cumprir com o seu dever para o bem da humanidade, da preservação ambiental e prosperidade do país.

O paraninfo da turma de Engenharia de Produção, prof. Rodrigo Marques de Oliveira, destacou em seu discurso a importância de os formandos estarem em permanente busca pelo conhecimento e terem responsabilidade na conduta profissional. “A evolução é um processo diário. A faculdade é um guia, um período de desenvolvimento pessoal e profissional. Aqui é só o começo para a busca de novos conhecimentos e aperfeiçoamentos. Onde quer que estejam, tenham orgulho da casa em que se formaram. Dêem o nome do IFMG em cada trabalho que desenvolverem com excelência e honestidade. E essa casa vai ter um orgulho e prazer imenso em tê-los. Muito sucesso, prosperidade, amor e crescimento nessa nova etapa de vida”.

A oradora da turma de Tecnologia em Gestão Ambiental, Patrícia Basílio dos Santos Alves, emocionou a plateia ao relembrar as muitas dificuldades diárias para concluir o curso, o apoio recebido e ainda as ações afirmativas da educação pública. “Tenho muito orgulho de fazer parte desta turma; depois de 20 anos longe de uma sala de aula, é um sonho realizado. Entrei na faculdade utilizando o sistema de cotas do Sisu, incentivada a passar pelo drama do Enem pela minha filha Anna Beatriz, agradeço a Deus pela insistência dela, por não desistir de mim. Eu chego a este momento com tamanha felicidade, por ter rompido em muitas barreiras e estar hoje como vitoriosa. Obrigada a meu esposo pelo apoio e dedicação ao nosso filho David, que sempre me pedia, ‘mamãe não vai para a escola’, ou em alguns dias: ‘deixa eu ir com você, mamãe’. Obrigada a todo corpo docente que de forma clara e didática nos passaram todo o conhecimento que precisávamos para chegar até aqui”.

Homenagens

Outro momento que arrancou muitos suspiros foram as homenagens dedicadas a servidores e terceirizados do Instituto. Confira a seguir alguns trechos.

Ao se tratar da professora Tatielle, vários são os adjetivos que veem à nossa mente, como dedicada, competente, amiga. É verdade que assim que entrou despertou um certo medo em nós, com relação a como seria sua didática, seu método de avaliação, sem falar na preocupação de como seriam suas avaliações. Mas, bastou-nos o primeiro contato para que percebêssemos que este medo era uma mera bobagem, e que tínhamos à nossa frente uma excelente professora, uma verdadeira mestra, que nos ensinou com sua didática de trazer situações reais para a sala de aula que disciplina não é ter nota e, sim, sabermos utilizar todo o conhecimento para solucionar os problemas que, por ventura, encontrarmos em nosso cotidiano como engenheiros de produção.” (Lida pelo formando Túlio Pereira Veiga)

Com o simples ato de escutar o nosso desespero, com cuidado e prontidão de nos ajudar com as normas da ABNT, foi assim que a Beth, bibliotecária, nos livrou dos sufocos dos trabalhos, artigos e do tão temido TCC. É com carinho que agradecemos sua paciência e presteza em tornar possível este momento e por ter participado indiretamente da formação de cada engenheiro de produção aqui presente. Muito obrigada, Beth!” (Lida pelo formando Judson Ferreira Silva)

 

Obrigada à professora Kênia e demais professores do IFMG, por mudar a nossa história por meio da educação, e transformar nossa concepção do mundo e tudo que foi possível aprender dentro e fora da sala de aula com vocês, sem duvidas vocês marcaram nossa vida acadêmica. Que [essa homenagem] possa se estender a todo corpo docente do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental que, com suas imensas bagagens acadêmicas, cada um do seu jeito (...) contribuiu para que hoje nos tornássemos gestores ambientais, éticos e comprometidos a trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável, garantido um meio ambiente ecologicamente preservado para a atual e futura geração”. (Lida pela formanda Patrícia Basílio dos Santos Alves)
 

A palavra gratidão é a mais apropriada para dedicarmos à funcionária terceirizada Luana a nossa singela homenagem. Queremos te agradecer pelos seus serviços simples e acolhedores, que de alguma forma, mesmo indiretamente, nos deram a segurança de sermos bem-vindos no Campus. Somos gratos pela boa vontade em nos ajudar, pelo carinho ao cuidar das nossas salas de aula, e por escutar nossas reclamações antes da aula começar quando você estava lá fazendo seu trabalho e nos chegávamos esbaforidos reclamando das provas e trabalhos”. (Lida pelo formando de TGA Edson Vieira da Silva)

Confira o álbum completo de fotos no Flickr do Campus

A mesa solene da cerimônia de colação de grau foi composta pelo diretor Geral do Campus, prof. Willerson Custódio da Silva, o diretor de Ensino, prof. Tonimar Domiciano Arrighi Senra, a coordenadora e a patrona do curso de Engenharia de Produção, respectivamente, profª Thalita Rabelo Almeida dos Santos e profª Débora Rosa Nascimento, a coordenadora e a patrona do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, respectivamente, profª Djolse Nascimento Dantas Satler e profª Allynne Ávylla Alves, os paraninfos dos cursos de Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Ambiental, respectivamente, prof. Rodrigo Marques de Oliveira e prof. Fábio Monteiro Cruz.

O assistente em administração Yury Aranha de Oliveira, da Coordenadoria de Controle e Registro Acadêmico, participou da solenidade com a entrega dos certificados de conclusão de curso e o registro da ata do evento. Já ao pedagogo Marcelo Martins colaborou como mestre de cerimônia.