Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus dá início ao curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

Campus dá início ao curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

Formação é ofertada gratuitamente pelo programa Qualifica Mais EnergiFe e visa capacitar e ampliar a oferta de profissionais no segmento das energias renováveis
publicado: 09/10/2023 14h12, última modificação: 09/10/2023 15h20

O curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, promovido pelo IFMG por meio do programa Qualifica Mais EnergiFe, do Ministério da Educação, já está em andamento no Campus Governador Valadares. A aula inaugural ocorreu no dia 25 de setembro, e contou com as boas-vindas do diretor Geral do Campus, professor Willerson Custódio da Silva, e do diretor de Ensino, professor Tonimar Domiciano Arrighi Senra.

A procura pelo curso foi grande, tendo registrado ao todo 115 inscrições. A turma é formada por 44 alunos, sendo 39 homens e cinco mulheres. A primeira disciplina - Eletricidade básica aplicada a Sistemas Fotovoltaicos - é ministrada pelo professor Helton Henrique da Silva Ribeiro.

Conhecimento e desafios

A engenheira civil Priscila Iscalit Batista, 31 anos, soube da oportunidade de qualificação pelas redes sociais e mais que depressa se inscreveu para garantir sua vaga. “Vim em busca de conhecimentos na área, interatividade com os colegas e troca de experiências na prática. Assim, temos a oportunidade de enriquecer o trabalho com a tecnologia em sala de aula. O curso vai agregar mais conhecimento na minha área de formação e também melhorar meu currículo”, avalia.

A jovem reconhece que houve avanços em relação à diversidade de gênero nessa área no mercado de trabalho, mas avalia que ainda há preconceito. Para encorajar outras mulheres, recomenda: “Lembrem-se que a vida é cheia de oportunidades, nós só precisamos saber reconhecê-las, e quando nos dedicamos ao que gostamos não há desafio que nos impeça de atingir os objetivos. Embora existam muitos obstáculos e frustrações, buscar o autocontrole e a serenidade são fundamentais, independente da profissão escolhida”, garante Priscila.

Mãos no “telhado”

Para que os alunos possam aplicar os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula, já está em construção, próximo à área do ginásio do Campus, os laboratórios para as aulas práticas. Ao todo, serão montados três telhados didáticos, com materiais distintos: metálico, barro e fibrocimento. Cada telhado tem a medida de 6 x 4 metros.

Curso Instalador de Sistemas Fotovoltaicos_construção telhado didático_out2023

Os telhados didáticos permitirão que os alunos explorem conceitos básicos de eletricidade e da tecnologia fotovoltaica. E também consigam praticar a instalação de um sistema fotovoltaico de acordo com as especificações de cada projeto, análise técnica, dimensionamento, fatores relevantes a eficiência e segurança do sistema, entre outros.