Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus debate contribuição da ciência para a superação das desigualdades durante SNCT
conteúdo

Notícias

Campus debate contribuição da ciência para a superação das desigualdades durante SNCT

O evento acontece no campus entre os dias 25 e 27 de outubro juntamente com a VI Feira de Ciências. Palestras com temas variados compõem a programação. Em parceria com o projeto Diálogos, acontecerá no dia 24/10, às 13h15, mais uma rodada do CINE IFMG. Participe!
publicado: 16/10/2018 11h52, última modificação: 24/10/2018 14h06

O IFMG - Campus Governador Valadares promove entre os dias 25 e 27 de outubro mais uma edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Em 2018 o tema proposto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) é “Ciência para Redução das Desigualdades”, inspirado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O evento é gratuito e aberto à participação da comunidade acadêmica e externa. Não há necessidade de inscrição prévia. Será emitido certificado de participação aos participantes para fins de ACG (Atividade Complementar de Graduação).

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece desde 2004 em todo o País. Tem como objetivo aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

Confira a programação da SNCT do campus


Cine IFMG24/10/2018 - CINE IFMG/PROJETO DIÁLOGOS
 
 13h15 às 15h30 - Exibição do filme "O menino e o mundo" seguida de discussão.
 

25/10/2018 - PANORAMA GERAL DA DESIGUALDADE
Moderadora: Graciele Rocha Morais - Assistente Social/IFMG-GV

19h às 20h - Palestra 1: Serviço Social e as Desigualdades no Brasil
Convidado: José Ribeiro Gomes (CRESS-MG)

Minicurrículo: Graduado em Serviço Social - Centro Universitário Una. Pós Graduado - Gestão de Programas e Projetos Sociais - Centro Universitário Una. Pós Graduado em Relações Étnico Racial e Promoção da Igualdade Racial. Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Membro integrante da Mesa de Dialogo, Negociação, Conflitos Urbanos, Agrários e Sócios Ambientais – Governo de Minas. Diretor de Comercialização – Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social - SEDESE. Conselho Regional do Serviço Social - CRESS-MG – Diretor conselheiro Tesoureiro - Secretário executivo do Conselho Estadual da Economia Popular Solidária - CEEPS.

20h às 20h40 - Palestra 2:  Tributação e Desigualdade Social no Brasil
Convidado: Marcos Vinícius da Cunha (SEF-MG)

Minicurrículo: Graduado em Direito pela Fadivale (Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce), Pós-graduado em Administração Tributária pela Fundação João Pinheiro e em Direito Tributário pela PUC Minas.  É auditor fiscal da receita estadual de Minas Gerais desde 1985, tendo ocupado cargos como Superintendente de Fiscalização e Superintendente Regional da receita estadual,  possui larga experiência com a área tributária, tendo ministrado aulas em curso de pós-graduação em direito tributário na Univale, produzido material didático  para cursos preparatórios para concursos de auditores fiscais do estado de Minas Gerais. Produziu artigo sobre falsificações e sonegação fiscal, e recebeu prêmio de Excelência de Gestão Pública do Estado de Minas Gerais em 2010, pela elaboração de projeto conceitual de Sistema de Rastreabilidade de Medicamentos.

20h40 às 21h20 - Palestra 3: Desenvolvimento como desafio multidimensional
Convidado: Prof. Hilton Manoel (UFJF-GV)

Minicurrículo: Doutor em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atualmente é Coordenador do Grupo de Pesquisa Econúcleo - Estudos Socioeconômicos e Professor Adjunto no Departamento de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF/Campus GV. Experiência em políticas públicas na área de inovação e desenvolvimento regional em Minas Gerais. Interessado em pesquisas nas áreas de Economia Institucional, Regional,  Economia Mineira, Inovação e Políticas Públicas.

26/10/2018 - AÇÕES E PROPOSTAS DE REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES
Moderadora: Profª Etna Christina de Castro - Coord.ª do Curso Téc. em Seg. do Trabalho IFMG-GV


19h20 às 20h - Palestra 1: Educação para incluir e construir
Convidado: Prof. Frederico Alan de Oliveira Cruz (UFRRJ)

Minicurrículo: Licenciado em Física e Doutor em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Atualmente Prof. Associado e líder do Grupo de Pesquisa em Ensino-Aprendizagem de Física (GPEAF), do Departamento de Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), foi coordenador do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) / Subprojeto Física (2009 - 2011) e Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET)/ Física (2012 - 2017).

20h às 20h40 - Palestra 2: Desigualdades Sociais e Acesso a Água
Convidado - Prof. Leonel de Oliveira Pinheiro (UFVJM)

Minicurrículo: Graduado  em Ciências Sociais pela UFJF (2004), Doutorando em Sociologia, especialidade Sociologia Histórica e Políticas Comparadas pela FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas  da UNL - Universidade Nova de Lisboa, Portugal .  Professor Auxiliar II  do Departamento de Administração da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas - FACSAE,   da  Universidade Federal do Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM - Campus Mucuri.  Pesquisador e Extensionista do Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar - GEPAF, vinculado ao Núcleo Integrado de Pesquisa do Mucuri - NIPE - Campus Mucuri, Conselheiro do Conselho de Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí - CBH Suaçuí. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Extensão Rural,  Desenvolvimento Territorial  Rural Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas:   Agroecologia, Agricultura Familiar, Educação do Campo e  Políticas Públicas de Desenvolvimento Territorial Rural.

20h40 às 21h20 - Palestra 3: Acessibilidade para web sites e o potencial para os seus negócios*
Convidado: Leandro Vieira (Apiki)

Minicurrículo: Leandro Vieira é Fundador e CEO da Apiki, a primeira empresa no Brasil focada e especializada em WordPress, a plataforma de gestão de conteúdo que mais cresce no mundo. Com escritórios em Valadares e São Paulo, a Apiki está por trás de grandes cases nacionais e internacionais.

* Atividade sujeita a alteração.


VI Feira de Ciências27/10/2018 - VI FEIRA DE CIÊNCIAS DO IFMG-GV

Apresentação dos trabalhos (experiências, estudos, invenções e inovações) dos estudantes dos cursos Técnicos Integrados.


Todas as atividades da SNCT 2018 do campus serão realizadas no Auditório, com exceção da Feira de Ciências que acontecerá no Prédio de Ensino.