Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus é parceiro em evento da UFJF-GV

Campus é parceiro em evento da UFJF-GV

Ações desenvolvidas pelos cursos técnicos e de graduação do IFMG - campus Governador Valadares serão apresentadas à comunidade. Também será aplicada pesquisa para avaliar o interesse da população nos cursos ofertados pelo IFMG bem como a sugestão de novos
publicado: 30/05/2017 17h01, última modificação: 30/05/2017 17h05

Na próxima sexta-feira (2), entre 7h e 11h, na Praça dos Pioneiros, centro de Governador Valadares, acontece a “II Feira da UFJF-GV” com o objetivo de chamar a atenção para atitudes coletivas (interdisciplinares) em ações promocionais, preventivas e de educação.

O evento é realizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Avançado Governador Valadares (UFJF/GV) e conta com a participação do IFMG - campus Governador Valadares. Também são parceiros do evento a Prefeitura Municipal de Governador Valadares, Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa, Ministério da Saúde Adventista e Drogasil.

Confira as ações apresentadas pelo IFMG no evento

Segurança do Trabalho

- Demonstração de princípios de Primeiros Socorros;

- Demonstração de Instrumental da Segurança do Trabalho e EPIs;

- Apresentação das atribuições do Técnico em Segurança do Trabalho e do Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Gestão Ambiental

- Apresentação dos principais parâmetros físico-químicos da água;

- Realização de análise da qualidade da água coletada em pontos de interesse na cidade de Governador Valadares;

- Exposição de banner para conscientização do uso adequado e da proteção dos cursos d'água.

Recuperação de áreas degradadas

- Apresentação dos principais conceitos envolvidos nos processos de preservação/recuperação de áreas degradadas;

- Mostra de algumas das principais espécies de plantas utilizadas nesse processo explicando qual a função de cada uma;

- Apresentação de um modelo de horta vertical produzida a partir de materiais recicláveis.

Coleta Seletiva e Compostagem a partir de resíduos sólidos doméstico

- Apresentação e divulgação da importância de se fazer coleta seletiva do lixo doméstico;

- Apresentação de uma ideia simples e útil para aplicar parte do material coletado.

Saiba os serviços oferecidos gratuitamente pela UFJF-GV

Departamento de Direito (Núcleo de Prática Jurídica)

Orientação e aconselhamento jurídicos. Atender a todos da comunidade que procurarem aconselhamento e orientação jurídicos, que serão realizados por meio de consultas individuais, pelos alunos/estagiários do Escritório Escola de Direito do NPJ, sob supervisão de professores do Departamento.

Departamento de Administração

Ação de orientação à elaboração de currículos à população que busca recolocação profissional. Sob orientação da professora responsável, a população será atendida pelos alunos membros da Trivallis, que através de modelos adequados a cada grupo ocupacional de interesse dos participantes, auxiliará os mesmos na elaboração de seus currículos.

Departamento de Farmácia

Orientações sobre o Câncer de Pele e aplicação prática de protetor solar na quantidade e na forma corretas e orientações sobre o descarte correto de medicamentos: Distribuição de folder informativo e informações dadas oralmente.

Departamento de Medicina

Ações de promoção de saúde para doenças cardiovasculares na população de Governador Valadares - MG. Informar a população sobre os fatores de risco para doenças cardiovasculares. Também serão aplicados questionários para identificação de grupos de risco.

Departamento de Educação Física

Orientações sobre Atividade Física e Saúde, alguns “Fash Mob” durante o evento, bem como exposição de pôsteres e folderes.

Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa

Medida da altura, peso e circunferência de cintura; aferição da pressão arterial e glicemia casual; exposição de pôsteres e folderes.

Departamento de Odontologia

Exame da mucosa bucal para detecção de lesões em boca, com finalidade de diagnóstico precoce do câncer de boca e lesões potencialmente malignas em boca. Entrega de folheto sobre o autoexame de boca. Exposição de banner sobre fatores de risco em câncer bucal e sobre autoexame de boca. Avaliação de necessidades odontológicas e encaminhamento a tratamento odontológico nas Clínicas Odontológicas da UFJF/GV. Avaliação de saúde bucal de crianças e orientação de higiene bucal.

Departamento de Nutrição

Orientação nutricional para todos os ciclos de vida sobre alimentação saudável. Os 10 passos do Guia Alimentar para a população Brasileira, exposição de alimentos e a relação com nutrientes.

Departamento de Ciências Contábeis

Oferecer assessoria contábil, informações sobre a Malha Fina do Imposto de Renda e dicas sobre como abrir uma empresa.