Notícias
Em reunião ordinária, NAPNEE destaca ações inspiradoras
Na tarde de 9 de julho de 2025, o IFMG – Campus Governador Valadares foi palco de um verdadeiro testemunho sobre inclusão, dedicação e transformação de vidas. A Reunião Ordinária do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) reuniu colaboradores externos de apoio ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), professores, membros do Núcleo e Direção de Ensino na sala 12 do bloco de ensino, onde foram apresentados relatos emocionantes e resultados concretos do trabalho realizado junto aos estudantes com necessidades educacionais específicas.
O encontro foi conduzido pelo pedagogo Marcelo Martins, coordenador do NAPNEE, juntamente com a profissional especializada em AEE, prof.ª Camila Amaral. Marcelo abriu os trabalhos, passando a palavra à prof.ª Camila e aos colaboradores de apoio ao AEE, promovendo espaço para reflexão e acolhimento.
“Nossa intenção é estender o apoio também aos alunos não atendidos formalmente pelo núcleo, através de projetos, como o desenvolvimento de grupos focais, gerando dados qualitativos que fundamentem nossas futuras ações”, ressalta o pedagogo, reforçando sua visão inclusiva e propositiva.
Relatos que revelam dedicação multidisciplinar
Professora Camila apresentou as práticas de AEE, como o Protocolo de Orientação Docente, além de relatar intervenções pedagógicas significativas apoiadas pelos bolsistas.
Os colaboradores externos de apoio ao AEE Rosilene, Wanessa, Daniele, Tatiana, Hanna e Sérgio emocionaram a todos ao compartilhar experiências de acompanhamento educacional, mostrando avanços acadêmicos e emocionais de alunos assistidos.
Os relatos evidenciam que, além da atuação técnica, existe um cuidado humano e afetivo essencial para o desenvolvimento dos alunos.
Avanços e desafios: um trabalho coletivo
Durante a reunião, a coordenadora do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST) e membro do NAPNEE prof.ª Kênia Brant destacou a importância da atuação dos bolsistas no contraturno, a necessidade de ampliação de bolsas e a relevância do envolvimento das famílias. Os professores presentes, como Bruno de Souza Toledo (diretor de ensino), Rodrigo Marques, Maria Terezinha Silva também enriqueceram o debate. Propostas e reflexões sobre corresponsabilidade institucional, principalmente quanto ao uso de medicação e ao fortalecimento de vínculos entre escola e comunidade, foram discutidas.
Um compromisso que vai além da sala de aula
O depoimento da colaboradora Tatiana, por exemplo, marcou a reunião com sua frase: “Se não cuidarmos deles aqui, os traficantes adotam lá fora.” A força dessa fala ilustra o impacto social do trabalho desenvolvido pelo NAPNEE e pelo IFMG no quesito Inclusão, que extrapola os muros da escola e transforma realidades.
Conheça mais sobre o trabalho do NAPNEE IFMG-GV
Para agendamentos, dúvidas ou encaminhamentos enviar e-mail para napne.gv@ifmg.edu.br.
* Com informações da Coordenação do NAPNEE IFMG-GV
