Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus manifesta otimismo e faz avaliação positiva do parque científico e tecnológico da cidade

por Comunicação publicado: 08/07/2020 12h39, última modificação: 08/07/2020 15h57

A área da Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) na região leste de Minas Gerais ganhou novas perspectivas com o Parque Científico e Tecnológico Figueira do Rio Doce, inaugurado na última quinta-feira (2/7), pela Prefeitura Municipal de Governador Valadares. O novo espaço é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Governador Valadares em diálogo com instituições de ensino superior e empresas da cidade. Objetiva articular e implementar projetos desenvolvidos a partir da tecnologia, buscando a inovação e reforçando o município como polo acadêmico de conhecimento para alavancar o desenvolvimento na região.

O Diretor Geral do IFMG – Campus Governador Valadares, prof. Willerson Custódio da Silva, esteve na cerimônia de inauguração e manifesta otimismo com o empreendimento. “Entendo que a criação do Parque Tecnológico na cidade de Governador Valadares foi uma grande conquista. Os estudantes do ensino superior de todas as instituições locais terão oportunidade de participar de um ambiente totalmente voltado para a Inovação e Tecnologia onde poderão reunir e discutir novas ideias em busca do avanço tecnológico. Além disso, o parque aproximará graduandos, empresas e o poder público o que, consequentemente, potencializará as empresas gerando mais empregos e contribuindo de forma significativa com toda a sociedade", avalia o dirigente.

Quem também declara entusiasmo com a novidade é a professora Tatielle Menolli Longhini, coordenadora do CRIE - Centro de Robótica, Inovação e Empreendedorismo do Campus. “O Parque Tecnológico se configura como uma importante iniciativa, de longo prazo, que viabiliza o desenvolvimento regional através da transferência de conhecimento. Nesse contexto, as instituições de ensino superior amplificam a sua atuação ao alinharem às demandas locais de mercado”. A docente detalha algumas potencialidades aplicadas que podem ser desenvolvidas no novo espaço. “Da interação entre universidade-poder público-empresas planeja-se o desenvolvimento de diferentes ações que estimulem a transferência tecnológica. Dentre elas, podemos citar: oferta de programas de pré-incubação e aceleração, promoção de cursos e eventos de capacitação, apoio a atividades de coworking, desenvolvimento de processos de mentoria e consultoria a projetos de produtos e serviços, facilitação de acesso a financiamentos públicos e privados a startups com potencial de crescimento, entre outros”.

O Parque Científico e Tecnológico Figueira do Rio Doce fica localizado na Rua Amável, sem número, bairro Morada do Acampamento (próximo ao GV Shopping).

* Com informações e fotos da Ascom/PMGV