Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus promove capacitação gratuita em programação de Arduino
conteúdo

Notícias

Campus promove capacitação gratuita em programação de Arduino

publicado: 19/09/2019 12h55, última modificação: 19/09/2019 17h54

Com a intenção de estimular a cultura maker, movimento que ficou conhecido por “Faça você mesmo”, o IFMG – Campus Governador Valadares promoveu, entre os dias 12 e 18 de setembro, o curso gratuito de Programação de Arduino. A atividade é uma das primeiras ações do Laboratório de Prototipagem do Instituto que está em fase de instalação. 

O Arduino é uma das principais ferramentas de programação usada por empreendedores makers. Trata-se de um hardware simples e livre, que permite personalização da programação. É um dispositivo barato, funcional e fácil de programar, acessível a estudante e desenvolvedores amadores. 

Os projetos programados com Arduino permitem controlar sistemas de automatização em geral como, por exemplo, um robô, uma lixeira, um ventilador, as luzes de casa, a temperatura do ar condicionado. Para isso, geralmente, são usados sensores e outros componentes eletrônicos.

A capacitação foi ministrada pelo engenheiro de controle e automação Peter Franklin Souza, que atua como técnico em eletrotécnica no IFMG-GV. O curso teve a participação de alunos, egressos e docentes do Campus e também profissionais de áreas diversas. 

Expectativas e avaliação dos participantes 

Curso Programação de ArduinoO estudante Mateus Barbosa, do 4º período de Engenharia de Produção, conta que se inscreveu no curso interessado em aprender um pouco da aplicação prática da programação. “Com as aulas sobre Arduino foi possível tornar o conhecimento mais palpável, além de ter sido uma excelente oportunidade para compreender como os componentes eletrônicos funcionam. Foi uma importante capacitação, pois a cada dia que passa tudo vem sendo atrelado à informação e tecnologia", avalia. 

Outro participante que se animou com a capacitação é o engenheiro de software e consultor da área de tecnologia Damian Cuattrin. “Soube do curso pelo grupo de WhatsApp do Rio Doce Valey. Tenho um amigo que ensina Arduino no Instituto Federal de Mato Grosso e sempre conversamos sobre as possibilidades que essa ferramenta tem. Decidi participar porque fiquei entusiasmado com a qualidade de ensino do IFMG e por ser um curso que queria fazer há muito tempo, mas tinha preferência pela modalidade presencial, não online”, explica Damian que atua também como perito judicial em processos que envolvem questões de tecnologia. 

Balanço e desdobramentos

Idealizadora e organizadora do curso juntamente com Peter, a professora Tatielle Menolli Longhini, do curso de Engenharia de Produção do Campus, ressalta que a atividade alinha-se ao compromisso do IFMG junto à sociedade. “Somos uma instituição pública federal que objetiva ofertar educação gratuita e de qualidade, buscando o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país e da região. E ações como essa fortalecem a atuação regional da instituição no fomento à inovação e empreendedorismo". 

Peter destaca o potencial que os participantes terão para aplicação da ferramenta e registra agradecimentos por poder compartilhar conhecimento. "Acredito que as competências e habilidades trabalhadas durante o curso abrirão novas possibilidades no desenvolvimento das atividades acadêmicas e profissionais dos discentes, além de potencializar trabalhos e pesquisas em curso. Fiquei muito feliz com o engajamento durante as aulas e o feedback positivo dos alunos durante e após o término da capacitação, o que valida a decisão de ter oferecido um curso com essa temática à comunidade. Gostaria de agradecer à profª Tatielle pelo convite, ao colega Hunilson Souza por todo o suporte do setor de TI e ao IFMG pela oportunidade ímpar ". 

Veja outras fotos do curso no Flickr do Campus