Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus promove diálogo com a comunidade durante 3ª Feira da UFJF-GV

Campus promove diálogo com a comunidade durante 3ª Feira da UFJF-GV

publicado: 12/06/2018 12h00, última modificação: 15/06/2018 14h25

O casal Hélio Santos e Ana Paula Pires são do município de Alpercata, localizado a cerca de 15 km de Governador Valadares. De passagem pela 3ª Feira da UFJF-GV na manhã do último sábado (9/6), na Praça dos Pioneiros, visitaram o stand do IFMG - Campus Governador Valadares e aprenderam mais sobre plantas medicinais. “Fiquei atraído porque moramos em um lote grande e temos em casa algumas espécies como capim-cidreira, orégano, hortelã e ‘vick’. Também ganhamos uma cartilha com orientações sobre o cultivo correto”, contou Hélio animado.

Técnicos-administrativos, professores e alunos explicaram aos visitantes sobre os cursos técnicos e superiores oferecidos gratuitamente pelo Instituto nas áreas de meio ambiente, engenharia e segurança do trabalho, bem como os projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos na instituição.

Confira fotos no Flickr do Campus

Emile Alves, estudante do 2º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho, diz que foi “bastante gratificante” ensinar técnicas de primeiros socorros à comunidade. “Demonstramos os métodos aplicados em caso de acidente de trabalho ou de uma pessoa que tenha um mal súbito na rua. Para explicar o passo a passo da massagem cardíaca utilizamos um boneco com um simulador. Foi muito bom poder dividir o que aprendemos em sala de aula; é um conhecimento que pode salvar vidas”, ressaltou.

A UFJF-GV ofereceu à comunidade serviços odontológicos, orientações nutricionais, assessoria contábil, atendimento jurídico, esclarecimentos sobre artrite pós-chikungunya e outras diversas ações educativas.

A Feira é resultado de parceria entre a Universidade, o IFMG-GV e a Prefeitura da cidade. A produção cultural do setor de Comunicação, Cultura e Eventos da UFJF-GV, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, organizou uma tenda cultural que contou com a participação da cantora Belu Sena, além de diversas apresentações de estudantes.

Para o diretor de Ensino do IFMG-GV, prof. Tonimar Senra, a parceria gera fortalecimento de ambas as instituições. “Como a UFJF e o IFMG são as únicas instituições de ensino superior públicas de Governador Valadares, é extremamente importante que estejam sempre próximas e realizem esse tipo de atividade em parceria para melhorar o reconhecimento institucional perante a população local e regional”, avalia.