Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Candidatos aprovados em cotas raciais devem ficar atentos ao processo de heteroidentificação
conteúdo

Notícias

Candidatos aprovados em cotas raciais devem ficar atentos ao processo de heteroidentificação

por Comunicação publicado: 11/01/2022 10h02, última modificação: 11/01/2022 10h03

Candidatos aprovados que se autodeclararam às vagas reservadas para negros (pretos ou pardos) e indígenas (L2, L6, L10 e L14) para o Processo Seletivo 2022/1 do IFMG devem ficar atentos às bancas de heteroidentificação.

Dentro dos próximos dias a Comissão responsável pela Banca de Heteroidentificação do Campus Governador Valadares divulgará o calendário para a realização das entrevistas. A orientação é que os candidatos acompanhem regularmente as publicações oficiais no site e redes sociais da instituição.

Desde 2020, o IFMG já utiliza o procedimento de heteroidentificação dos candidatos, sendo um dispositivo complementar à autodeclaração e que visa evitar fraudes no acesso às vagas da política de cotas raciais.

Na instituição, uma comissão de heteroidentificação (Portaria nº553, de 12 de agosto de 2021) foi constituída por profissionais com experiência na temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo. Tal comissão utilizará o critério fenótipo para avaliar os candidatos, ou seja, serão observadas características físicas como textura do cabelo, formato do nariz, do rosto e dos lábios. Não será levada em consideração a ascendência familiar (pais e/ou avós negros).

COMO FUNCIONA A HETEROIDENTIFICAÇÃO?

O candidato autodeclarado para as vagas destinadas aos negros (pretos ou pardos) ou indígenas e classificado no Processo Seletivo deverá passar pelo processo de heteroidentificação presencial, desde que não haja impedimentos por conta da pandemia. Candidatos menores de 18 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal.

As informações sobre data, horário e documentos exigidos para a entrevista de heteroidentificação serão divulgadas nas páginas dos campi, na época em que os aprovados tiverem que efetuar a matrícula. Aqueles reprovados no processo de heteroidentificação serão eliminados do certame.

Caso ainda tenha dúvidas sobre como funciona esse processo, assista a playlist sobre o tema no canal IFMG Play, no YouTube.