Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Charadas, chocolates, chá e troca de ideias marcam encontro do projeto Diálogos
conteúdo

Notícias

Charadas, chocolates, chá e troca de ideias marcam encontro do projeto Diálogos

publicado: 02/10/2019 12h34, última modificação: 02/10/2019 12h58

No dia 25 de setembro aconteceu o sexto encontro do Projeto Diálogos, no IFMG – Campus Governador Valadares.  O projeto tem como intuito levar os alunos e participantes a pensarem e discutirem, de forma crítica, sobre variados assuntos, expostos em textos pré-definidos, sendo eles de todos os tipos, desde poesias até textos enigmáticos, como foi o caso deste encontro. 

O texto analisado nesse sexto encontro, escolhido pela professora de Espanhol Etna Castro, foi o conto “Uma estranha charada”, escrito pela romancista inglesa Agatha Christie. Nele, um casal tenta encontrar a fortuna deixada por um tio-avô. Como não conseguem, chama a bondosa velhinha Miss Marple, famosa por desvendar mistérios, que os ajuda a encontrar o local da herança deixada para eles. 

Para atiçar a curiosidade dos alunos sobre o encontro, os organizadores espalharam pela escola alguns envelopes com o seguinte convite: “A curiosidade te rendeu um prêmio. Venha buscá-lo no dia do encontro. Leve esse convite.” E assim, aqueles que os encontraram foram recebidos com deliciosos chocolates. 

O encontro teve início com a exibição de um vídeo biográfico da autora e em seguida iniciou-se o diálogo a respeito do conto. O mistério levantado pela autora propiciou várias discussões, possibilitando conclusões diversas, ainda que apresentasse um enredo fechado. 

E para encerrar o sexto encontro com chave de ouro, foi oferecido aos participantes um delicioso chá com biscoitos, bem no estilo da personagem Miss Marple. 

Veja álbum de fotos completo no Flickr do Campus

Programe-se! 

Em breve, mais informações sobre o sétimo encontro de 2019, que acontecerá no dia 21/10 em parceria com o projeto CineIFMG. Imperdível. Venha dialogar conosco! 

-------
O texto acima foi escrito pelos estudantes Davi Oliveira e Brayon Moura, alunos do 2º ano do curso Técnico Integrado em Edificações (TED) e colaboradores oficiais do Projeto Diálogos em 2019. Edição jornalística: Fernanda Melo