Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça as capacitações da área de educação especial e inclusiva

Conheça as capacitações da área de educação especial e inclusiva

Cursos gratuitos, oferecidos on-line na Plataforma +IFMG, são direcionados a profissionais que atuam em atendimentos educacionais especializados.
publicado: 29/05/2023 09h26, última modificação: 29/05/2023 09h26

A educação especial e inclusiva é tema cada vez mais necessário dentro da sala de aula, tendo em vista que alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviver e aprender juntos. Atualmente, a Plataforma +IFMG oferece gratuitamente cinco cursos para aqueles que desejam melhorar as competências dentro da sala de aula com crianças especiais. São eles: “Educação especial e inclusiva para deficientes intelectuais”, “Educação especial e inclusiva para deficientes visuais”, “Educação especial e inclusiva para deficientes auditivos”, “Educação Inclusiva: introdução ao transtorno do espectro autista (TEA)”, “Princípios do Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica”.

Os cursos têm carga horária de 30 a 40 horas, estão disponíveis on-line, não há pré-requisitos para se inscrever e ainda garante certificação na conclusão. O conteúdo programático também pode ser consultado na plataforma, na seção Educação.

Educação especial e inclusiva para deficientes intelectuais | clique aqui

Focado na capacitação de profissionais da educação e da comunidade externa. O conteúdo programático aborda temas como: introdução à legislação para pessoas com deficiência, padrões e normas sobre acessibilidade, tecnologia assistiva e material didático acessível para pessoas com deficiência intelectual.

Educação especial e inclusiva para deficientes visuais | clique aqui

Visa ao aprimoramento de profissionais da educação para lidar com o processo de aprendizagem de estudantes com singularidades e particularidades de baixa visão ou cegueira. Durante as aulas, serão analisados os aspectos da educação especial e inclusiva, características da baixa visão, cegueira congênita e adventícia, principais patologias e prevenção da deficiência visual na infância, braile, formação de conceitos e construção de conhecimentos, aprendizagem de alunos com cegueira e tecnologias educacionais assistivas para cegueira.

Educação especial e inclusiva para deficientes auditivos | clique aqui

O curso é voltado para profissionais da educação que visam compreender as singularidades e particularidades da deficiência auditiva e da surdez. Durante as aulas, serão abordados: conceitos de surdez e conceituação e classificação de deficiência auditiva, principais patologias e prevenção da deficiência auditiva na infância, procedimentos didáticos, aprendizagem de alunos com surdez, tecnologias educacionais assistivas para surdez e deficiência auditiva, entre outros.

Educação inclusiva: introdução ao transtorno do espectro autista | clique aqui

O objetivo é fornecer a base para educadores com informações para trabalhar com estudantes com transtorno do espectro autista (TEA). O conteúdo programático das aulas aborda: introdução e história do TEA, definição e conceitos do processo de inclusão e o papel do docente durante esse processo, identificação de materiais didáticos e metodologias de ensino e aprendizagem.

Princípios do Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica | clique aqui

O curso é direcionado para profissionais da educação e público externo em geral com informações sobre o atendimento educacional especializado, processo de inclusão e garantia de direitos. O conteúdo programático aborda: o que é atendimento educacional especializado, objetivos do AEE, público-alvo, matrícula no AEE, estrutura básica do atendimento, sala de recursos multifuncionais, planos AEE, professor de AEE, outros profissionais de apoio, formas de prestar o atendimento e legislação básica.

O que é a plataforma +IFMG?

É um ambiente de capacitação profissional a distância, com mais de 36 mil pessoas cadastradas de todos os estados do Brasil. Com a finalidade de incentivar a qualificação do público externo e o aperfeiçoamento da expertise institucional em EaD, atualmente a plataforma conta cerca de 120 cursos em oferta, nas mais diversas áreas.

Conheça a plataforma e inscreva-se!

Fonte: Portal IFMG

registrado em: