Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Acadêmico decide por retomada das aulas, de forma remota, a partir de 1º de junho
conteúdo

Notícias

Conselho Acadêmico decide por retomada das aulas, de forma remota, a partir de 1º de junho

Por nove votos a dois, foi aprovado o retorno das atividades letivas na modalidade não presencial pelo Conselho Acadêmico do Campus. Levantamento e reuniões online junto aos docentes e representantes estudantis, além de legislações e pareceres de entidades educacionais, embasaram a decisão.
por Comunicação publicado: 26/05/2020 12h27, última modificação: 26/05/2020 12h33

O Conselho Acadêmico (CA) do IFMG – Campus Governador Valadares aprovou, por nove votos a dois, a retomada das atividades letivas para todos os cursos da instituição a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de junho de 2020. A reunião do CA aconteceu, por webconferência, no dia 25 de maio de 2020, com a participação de representantes dos servidores docentes, servidores técnicos-administrativos e corpo discente.

As aulas, suspensas desde o dia 18/03/2020, serão retomadas na modalidade não presencial, sendo mediadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), preferencialmente pela plataforma Moodle, com possiblidade de utilização de outros recursos tecnológicos no período de adaptação. 

Para a decisão, o Conselho Acadêmico considerou os levantamentos e reuniões online realizados pela Diretoria de Desenvolvimento Educacional do Campus junto aos docentes (consultados por grupos e por área acadêmica) e às representações estudantis. E também a legislação vigente para a pandemia emitida pelo Ministério da Educação/MEC (Medida Provisória N° 934 de 01 de abril de 2020 e Portaria Nº 473 de 12 de maio de 2020) e pelo IFMG (IN 02 de 20 de março de 2020 e Portaria Nº 358 de 17 de março de 2020), além de parecer do Conselho Nacional de Educação (Parecer CNE-CP Nº 5, de 28 de abril de 2020). 

Outros informes e orientações mais específicas serão repassados à comunidade acadêmica ao longo da semana. A orientação é que os estudantes, servidores e demais interessados acompanhem regularmente as publicações nos canais oficiais da instituição. As Coordenações de Curso, Coordenação Pedagógica e Direção de Ensino seguem à disposição para atendimento pelos canais online.

A revisão do calendário acadêmico 2020, suspenso pelo CA por tempo indeterminado no dia 25/03/2020, já está sendo discutida pelos gestores da área de Ensino e será pauta do Conselho Acadêmico nas próximas semanas.

Acompanhe os informes e orientações durante a pandemia