Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Corpo de Bombeiros oferece Formação a Estudantes do IFMG - campus Governador Valadares

Com o intuito de ofertar aos alunos concluintes 2016 do Curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho uma experiência formativa bastante prática sobre os temas: primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, foi realizada no IFMG - campus Governador Valadares, uma 2ª Edição do Curso de Brigadista, realizado pelo 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O instrutor do curso foi o Subtenente Ailton Silva.
publicado: 25/08/2016 07h44, última modificação: 25/08/2016 07h47

Entre os treinamentos práticos estava o emprego dos diversos tipos de extintores, o uso de hidrantes e mangueiras de combate a incêndio, a imobilização de vítimas de acidente, as manobras de ressuscitação, entre outros. Toda a experiência adquirida nas 16 horas de curso servirá para aprimorar o itinerário formativo dos futuros técnicos em segurança do trabalho e também conscientizá-los sobre a imprescindibilidade do conhecimento básico em situações de emergência.

O curso foi organizado pelos professores Graciela Santos Joana Ferreira de Oliveira e Valcimar Silva de Andrade, juntamente com o técnico em segurança do trabalho, Jaider Taveira. A Direção de Administração e Planejamento deu apoio à logística necessária para as atividades práticas do curso. "Esse é um tipo de curso que gostaríamos de ofertar a todos os nossos estudantes, pois estar preparado para as diversas situações de emergência faz toda a diferença, evita maiores danos, pode salvar vidas e colabora com o trabalho do Corpo de Bombeiros", comenta Valcimar.

Segundo Jaider, o curso possibilitou ainda um novo teste do recém-inaugurado sistema de prevenção e combate a incêndio - uma questão de adequação à legislação e segurança, que as edificações do campus ainda não possuíam. Em breve, teremos, novamente com a importante parceria do Corpo de Bombeiros, o treinamento da brigada do campus, por meio do qual os servidores serão treinados.

“Participar do treinamento de brigadista foi importante para toda turma, tanto por estarmos formando na área de segurança do trabalho, pois podemos nos deparar com essa situação no ambiente laboral, quanto por sermos cidadãos, pois podemos utilizar esse conhecimento para prestar os primeiros socorros a alguém, salvando uma vida”, relatou o aluno Vítor de Souza Felipe, um dos participantes do curso.

A professora Graciela, que leciona a disciplina de Prevenção e Combate a Incêndio, acredita que “o treinamento foi extremamente importante, pois oportunizou aos alunos aplicar os conhecimentos teóricos. Além disso, a experiência e o certificado de brigadista complementarão o currículo dos futuros profissionais”.

O IFMG - campus Governador Valadares agradece o 6º BBM pelo atendimento prestado neste curso e o parabeniza pelos recém-comemorados 50 anos de bons serviços prestados à comunidade de Valadares e região.

curso_bombeiros_brigada_incendio_tst_c.jpg