Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CPA divulga relatório parcial da Autoavaliação Institucional 2021

CPA divulga relatório parcial da Autoavaliação Institucional 2021

Pesquisa visa melhorar a qualidade das ações do IFMG no âmbito do ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação. Contou com a participação de alunos, servidores e pessoas da comunidade externa
por Comunicação publicado: 09/09/2022 10h43, última modificação: 09/09/2022 12h14

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFMG - Campus Governador Valadares compartilha com a comunidade acadêmica e externa o Relatório Parcial da Autoavaliação Institucional 2021. Nesta edição, que contempla o primeiro relatório de três ciclos do triênio 2021-2023, foram avaliados dois eixos: Desenvolvimento Institucional e Políticas de Gestão. O primeiro incluiu as dimensões 1) Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional e 2) Responsabilidade Social da Instituição. Já o segundo as dimensões 5) Políticas de Pessoal; 6) Organização e Gestão da Instituição; e 10) Sustentabilidade Financeira.

Participaram da Autoavaliação Institucional 2021 pelo Campus GV 263 respondentes, representando 5,88% do total de respondentes em todo IFMG. “Percebe-se que o quantitativo foi muito baixo, destacando que apenas 18% do total de alunos participaram. A baixa participação é fator preocupante para a qualidade da avaliação, pois impacta negativamente na representatividade da amostra”, ressalta a presidente da CPA Local, professora Deyse Bertolino.

>>> Confira na íntegra o Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional IFMG-GV - 2021

Destaques

O relatório 2021 aponta que foram positivas as notas de avaliação relativas a todos os itens da dimensão missão e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). De acordo com o documento, esse quadro sugere que as estratégias apresentadas no PDI devem ser mantidas para fortalecer a Instituição. A responsabilidade social, porém, precisa ser desenvolvida, sendo necessário ampliar sua atuação e fortalecer os vínculos regionais junto à comunidade valadarense. “Por isso, foi proposto reforçar as parcerias já existentes e buscar fechar novos acordos de cooperação/parceria público-privada no campus, como exemplo, em convênios firmados para realização de estágios e realização de ações de extensão voltadas à análise e fomento da gestão de negócios”, pontua a presidente da CPA Local.

Quanto à organização e gestão da instituição, na maioria dos casos, as ações devem ser continuadas e algumas desenvolvidas. A compatibilidade entre as atividades ofertadas e os recursos financeiros disponíveis para execução é um dos itens que precisam ser desenvolvidos. De acordo com o relatório, isso pode ser um reflexo do atual cenário de congelamento de investimentos públicos, implicando numa diminuição dos recursos disponibilizados. E esse cenário foi percebido pela comunidade acadêmica, uma vez que a transparência e divulgação da aplicação dos recursos financeiros foi bem avaliada.

“Os itens avaliados no ano de 2021 pela comunidade do IFMG/GV possibilitaram conhecer as fragilidades e potencialidades, refletir e propor ações que favoreçam o Instituto na tomada de decisões que o impulsionam a cumprir sua missão e a consolidar-se como instituição de excelência”, avalia a presidente Deyse Bertolino.

Para conhecer mais detalhes dos dados e análises da Autoavaliação Institucional IFMG-GV 2021 acesse o relatório completo.

Saiba mais:

O que é uma Comissão Permanente de Avaliação (CPA)?

Conheça a CPA do IFMG - Campus GV