Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Desafio de Inovação: equipes participam de capacitação sobre Mínimo Produto Viável

Capacitação integra série de atividades do Desafio de Inovação 2019.
publicado: 30/08/2019 17h20, última modificação: 30/08/2019 17h21

O desenvolvimento de ideias que tragam soluções para políticas públicas, geração de renda e empregos é um dos principais objetivos do Desafio de Inovação 2019. A competição, que teve início em junho deste ano, segue até novembro, quando as equipes apresentam as soluções desenvolvidas. No último sábado, 24, os participantes receberam capacitação sobre Mínimo Produto Viável (MVP).

Segundo Tatielle Menolli Longhini, docente do curso de Engenharia de Produção IFMG - Campus Governador Valadares, o MVP é uma ferramenta utilizada para o desenvolvimento de protótipos de produtos e serviços, com menor custo possível, de que os mesmos sejam validados pelo público-alvo antes do lançamento no mercado, o que também aumenta as possibilidades de aporte de investidores, ao atestarem a viabilidade comercial da proposta.

Tatielle, que integra o Coletivo Inova em Rede, formado por profissionais ligados às Instituições de Ensino Superior da cidade, ressalta a importância da atividade no decorrer do Desafio. “A proposta das capacitações é tornar os alunos mais familiarizados com as técnicas que comumente são usadas para o desenvolvimento de propostas de negócios, além de promover a integração entre os integrantes das equipes e criar um ambiente propício para o desenvolvimento de um ambiente que propicie maior empreendedorismo entre as Instituições de Ensino Superior de Governador Valadares".

Para a estudante Luisa Nery, do curso de Engenharia de Produção do IFMG-GV, o desafio de inovação está sendo uma oportunidade de colocar os conhecimentos na prática, através da execução das etapas propostas pelo desafio, o que requer resiliência para superar dificuldades que venham a surgir durante as capacitações. Ainda, segundo ela, é uma iniciativa importante para que os integrantes das equipes saiam da zona de conforto, além de promover maior aproximação entre profissionais de faculdades diferentes em torno de uma mesmo objetivo - desenvolver uma proposta de negócio.

Sobre as capacitações e a evolução da ideia da sua equipe, Luisa acrescenta: “As capacitações estão sendo um ponto de apoio essencial ao nosso projeto. A cada sábado saímos com novas ideias para evoluir no nosso projeto, além da oportunidade de poder aproveitar o conhecimento dos mentores, que por sinal vem de fora para nos capacitar. Ouvir as críticas positivas deles referente ao nosso trabalho é gratificante, pois nos incentivam a consertar o que está errado e a focar em atingir o objetivo fim do trabalho. Apesar do cronograma apertado para as entregas, é uma satisfação ver a sequência do nosso projeto".

Desafio InovaçãoA primeira capacitação ocorreu em junho, e teve como tema o Design Thinking. A próxima atividade será no dia 14 de setembro, sobre “Análise de viabilidade econômica/financeira”. A última capacitação que antecede o desfecho do Desafio será realizada no dia 19 de outubro, e irá abordar o Pitch, um tipo de apresentação de curta duração, com o objetivo de despertar interesse por uma ideia.

O Desafio

O projeto é uma realização do coletivo Inova em Rede, formado por profissionais ligados às Instituições de Ensino Superior da cidade, em prol da inovação. O principal objetivo é incentivar a construção de soluções inovadoras em áreas estratégicas para o desenvolvimento da cidade, além de fomentar a cultura da inovação e do empreendedorismo, a partir de propostas aplicadas e desenvolvidas por alunos e professores vinculados às instituições da cidade.

O Desafio foi dividido em três fases; após a inscrição e pré-seleção das equipes, acontecem agora as capacitações, até o mês de outubro. A apresentação final está marcada para o dia 9 de novembro. Serão premiadas as melhores soluções inovadoras em cada uma das duas áreas do Desafio: Soluções inovadoras que contribuam com as políticas públicas locais e com o desenvolvimento local; e ainda Soluções inovadoras para o setor privado e impactos na geração de renda e emprego.

Também será ofertado um ano de acompanhamento técnico para desenvolvimento do negócio, além de R$ 1.200 para cada equipe vencedora, e certificado de honorabilidade para estudantes e professores.

Mais informações no instagram do Coletivo: @inovaemredegv e pelo e-mail inovaemrede.gv@gmail.com

--------------
Fonte: Comunicação UFJF/GV