Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia do Estudante: confira como foi a comemoração no Campus

Dia do Estudante: confira como foi a comemoração no Campus

Atividades aconteceram ao longo do dia 11 de agosto com música na cantina, homenagens e distribuição de bombons. Saiba mais!
por Comunicação publicado: 12/08/2022 12h18, última modificação: 12/08/2022 14h07

Cantoria na cantina, bombons e muitas homenagens marcaram o Dia do Estudante no IFMG - Campus Governador Valadares, comemorado no dia 11 de agosto. A festa, organizada pela equipe gestora do Instituto, teve por objetivo valorizar os discentes pela busca do conhecimento e ressaltar sua importância na construção da sociedade.

Pela manhã, o Diretor de Ensino, prof. Tonimar Senra, abriu as festividades na cantina, parabenizando os estudantes pelo seu dia, e ressaltando que são a razão de existir de toda instituição educacional. No período da noite, o pedagogo Marcelo Martins conduziu as homenagens, convidando o público a refletir sobre o que é ser estudante e também relembrar a história do surgimento da data (veja abaixo).

Dia do Estudante 2022_bombons com mensagemA aluna Sophia Figueiredo, do 1o ano do curso Técnico Integrado em Edificações, animou a festa com muita música sertaneja no intervalo das aulas do período matutino e noturno. Os discentes também receberam bombons com a seguinte mensagem: “Estudar é aproximar-se de nós, dos outros. Estudar é projetar sonhos, desejos, lutas e utopias. Estudar é humanizar, celebrar os mistérios de incompletude de nossa existência”.

Saiba mais!

No dia 11 de agosto do ano de 1827, o imperador Dom Pedro I assinou um decreto que criava dois cursos de Direito no Brasil. Um na cidade de Olinda (PE) e o outro em São Paulo (SP). Antes disso, o acesso aos cursos superiores era limitado às famílias com posses, que tinham de deixar o Brasil para estudar na Europa. No dia 11 de agosto de 1927 - cem anos depois da criação dos cursos jurídicos no Brasil - a data passou a homenagear todos os estudantes.

O dia 11 de agosto também é dedicado aos advogados, sendo declarado o Dia do Advogado. A data também possui outro significado bastante importante para a classe estudantil, pois em 11 de agosto de 1937 nascia a União Nacional de Estudantes (UNE), que representa a luta pelos direitos e deveres de todos os discentes do país. (Fonte: Brasil Escola)