Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia Mundial da Água: conheça as ações de conservação dos campi do IFMG
conteúdo

Notícias

Dia Mundial da Água: conheça as ações de conservação dos campi do IFMG

por Comunicação publicado: 22/03/2022 12h32, última modificação: 22/03/2022 12h32

O Dia Mundial da Água (22 de março) foi instituído durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Conferência Eco-92 ou Rio-92). O evento reuniu 108 chefes de Estado dos países-membros da ONU que discutiam meios de conciliar o desenvolvimento econômico com o combate aos altos índices de poluição ambiental no planeta. 

De lá para cá, a comunidade internacional conseguiu importantes avanços na agenda ambiental, como investimentos em fontes sustentáveis de energia solar e eólica. Entretanto, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que até 2025, se os padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer com a escassez de água moderada ou grave.

E para contribuir com a consciência ecológica e preservação dos recursos hídricos, os campi do IFMG há anos desenvolvem diversos projetos de pesquisa e/ou extensão voltados para o monitoramento, mapeamento, conservação e desenvolvimento de tecnologias para a preservação de nascentes, mananciais e utilização sustentável de um recurso finito.

No Campus Ponte Nova, o projeto ‘Renascer do Rio Doce’ em parceria com a APA Vale do Piranga (Associação de Proteção Ambiental de Ponte Nova e Região) proporcionou o reflorestamento de áreas impactadas e a recuperação das nascentes localizadas dentro do Campus. Assim como o Campus Governador Valadares que desenvolveu estudos sobre as nascentes do Pico da Ibituruna, resultando no trabalho intitulado ‘Mapeamento e diagnóstico ambiental das nascentes do Monumento Natural Estadual Pico da Ibituruna - MG’.

Na área de mapeamento e geoprocessamento, o Campus Piumhi executou o projeto de extensão “Araras: produtor de água” com ações que visavam o aumento da produção de água na sub-bacia hidrográfica do Ribeirão das Araras, sendo este o principal manancial de abastecimento para o município.

Já o Campus Ouro Preto fomenta diversos projetos de pesquisa com foco no mapeamento das lagoas marginais e áreas úmidas do alto curso do rio São Francisco, regiões que são estratégicas na conservação da biodiversidade e fornecimento de recursos hídricos. Dentre eles estão: o ‘Atlas integrado do uso e gestão dos recursos hídricos do alto curso da bacia do Rio São Francisco’ e o ‘Mapeamento da dinâmica do uso da terra no entorno das lagoas marginais do alto curso do Rio São Francisco’.

A importância no monitoramento da qualidade da água em São João Evangelista foi tema do projeto de extensão ‘Análise da qualidade de água na área rural do município de São João Evangelista’. O objetivo do campus era verificar por meio de análises físico-químicas e microbiológicas, a qualidade das águas do Ribeirão São Nicolau Grande, no trecho denominado Conjunto da Antiga Usina Hidrelétrica de São João Evangelista. Além disso, o projeto ‘Monitoramento da qualidade da água do Ribeirão Graipu com enfoque nos macroinvertebrados bentônicos’, investiga como os organismos aquáticos atuam no equilíbrio dos ecossistemas, nos processos ecológicos de transferência de energia e de ciclagem de nutrientes. 

Já na área de tecnologia, o Campus Formiga desenvolveu um protótipo de gerenciamento hídrico, contendo tanques, atuadores e protocolo de comunicação para um sistema de abastecimento de água automatizado, utilizando um smartphone e o protocolo bluetooth para realizar o controle de distribuição entre os reservatórios. 

E visando reduzir o consumo hídrico nos processos de destilação feitos nos laboratórios de Química, o projeto ‘Sistema Automatizado de Reuso de Água para o destilador dos laboratórios de Química’, do Campus Betim, propôs a criação de uma gestão inteligente da água que era descartada, visando reduzir o consumo através da rede pública e tornar o uso dos destiladores mais sustentável. Os testes práticos tiveram o intuito de definir o número de ciclos de reuso máximo da água no destilador do IFMG campus Betim e relacionar o número de ciclos e a eficiência do destilador às mudanças físico químicas da água, bem como a metodologia utilizada para obtenção dos resultados alcançados.

registrado em: ,