Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diálogos: último encontro de 2023 debate crônica de Rubem Braga

Diálogos: último encontro de 2023 debate crônica de Rubem Braga

publicado: 29/11/2023 15h03, última modificação: 01/12/2023 09h50

O projeto Diálogos promoveu um encontro inspirador na última quarta-feira, dia 22 de novembro, no qual foi debatida a Crônica sem título publicada no Diário Carioca em 09 de maio de 1944, do escritor e jornalista Rubem Braga (1913-1990). O evento, que ocorreu no auditório da instituição em meio a 8ª Semana da Consciência Negra, contou com grande participação dos estudantes, ávidos por explorar as nuances da obra do renomado cronista brasileiro, marcante pela crítica social e a denúncia de injustiças.

Na abertura do encontro, a docente Graciela Oliveira projetou um vídeo sobre a vida e a importância do legado do autor. Na sequência, foi aberta uma análise sobre a obra, na qual os participantes exploraram a linguagem, o contexto histórico e as influências que moldaram a narrativa, expressando suas interpretações pessoais e compartilhando considerações sobre como as questões apontadas por Braga na crônica, ainda hoje, permanecem relevantes. Em meio ao debate promovido, destacaram-se questões sobre o racismo e sua presença nos dias atuais, bem como a necessidade de se debater obras de autores que busquem e fomentem discussões sobre o assunto, mesmo após tantos anos de luta contra a discriminação racial.

O projeto Diálogos mais uma vez cumpriu sua missão de promover o diálogo sobre a riqueza da literatura, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos. A organização expressou sua gratidão pela participação da comunidade escolar, prometendo que o projeto irá voltar em 2024 ainda mais plural e com muitas novidades.

-----
O texto acima foi escrito pelo estudante João Vitor de Oliveira Varela, aluno do 3º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho, sob supervisão da professora
Débora Braga Medeiros F. dos Santos (Língua Inglesa e Literatura Brasileira).