Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente do Campus abre SNCT do CEFET-MG em Timóteo
conteúdo

Notícias

Docente do Campus abre SNCT do CEFET-MG em Timóteo

publicado: 24/10/2017 07h00, última modificação: 26/10/2017 13h56

Professora Francismara Fernandes, docente da área de Matemática do IFMG - Campus Governador Valadares, foi responsável pela palestra de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do CEFET-MG - Campus Timóteo.

Sua apresentação ocorreu na manhã do dia 23 de outubro com o tema “Transição demográfica e suas consequências”. Segundo ela, a transição demográfica ocorre em virtude de quedas nas taxas de fecundidade e mortalidade que proporcionam, em um primeiro momento, uma explosão demográfica mundial em que a população cresceu de dois bilhões para sete bilhões de habitante em menos de um século. Além disso, a redução no número de filhos é tão drástica que fica abaixo do nível de reposição, ou seja, as mulheres, em média, têm menos de dois filhos ao longo da vida. Somando-se ao aumento da expectativa de vida, que ultrapassa os 70 anos, o Brasil - assim como a maioria dos países desenvolvidos - precisa enfrentar o desafio do envelhecimento populacional repensando suas políticas previdenciárias, trabalhistas e de saúde, principalmente.

Francismara ressaltou que em 2017 os professores da área têm o privilégio de ter a Matemática como tema da SNCT, evento de relevância nacional. “Visto que esta é uma oportunidade impar de ilustrar as mais diversas aplicações da área, me sinto muito mais do que honrada em abrir as reflexões a respeito das aplicações da Matemática na Demografia no CEFET/MG - Campus Timóteo, a convite do professor Júlio César. Meus sinceros agradecimentos a todos os presentes e à organização do evento”.