Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docentes participam de capacitação em AVA Moodle
conteúdo

Notícias

Docentes participam de capacitação em AVA Moodle

publicado: 18/09/2017 10h32, última modificação: 18/09/2017 10h32

Por meio da Assessoria de Gestão da Informação do IFMG – Campus Governador Valadares foi ofertado aos professores da instituição o minicurso de Introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle.

Conduzida pelo especialista Ronaldo Roque, a capacitação foi oferecida em duas turmas (manhã e tarde) com carga horária de oito horas, nos dias 23/08 e 14/09, e contou com a participação de 13 docentes.

Durante o minicurso, os participantes aprenderam sobre os principais benefícios do sistema, recursos e atividades, incluindo a disponibilização de vídeos, links, arquivos, textos, criação de fóruns de discussão e entrega de tarefas online. Com as ferramentas Moodle, as atividades didáticas planejadas para os estudantes podem ser mais dinâmicas, diversificadas e interativas no ambiente virtual.

Na avaliação de Ronaldo, “as novas tecnologias da informação e comunicação, quando associadas a um planejamento adequado, servem para mobilizar os estudantes na atividade didática, fomentar a construção coletiva do conhecimento e promover a inclusão digital”.

O diretor de ensino do Campus, Valcimar Silva de Andrade, explica a contribuição dessa capacitação para a instituição. “O IFMG deverá, nos próximos anos, investir de modo decisivo na EaD, seja em termos de estrutura ou de planejamento das ações. Esperamos estar aptos a essa demanda e em sinergia com grande parte da academia que já utiliza de modo considerável a EaD. Agradecemos a colaboração do servidor Ronaldo que possui grande experiência com o Moodle, inclusive auxiliando no primeiro curso EaD ofertado pelo Campus [Técnico em Assuntos Jurídicos], e aos professores que buscaram aproveitar essa oportunidade de formação, que com toda certeza terá impacto na sua prática didática cotidiana", avalia Valcimar.

Oportunidade
Os organizadores informam que, em função da demanda apontada por parte de um grupo de docentes que não puderam participar, uma nova edição do minicurso Moodle já está sendo pensada.