Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em seminário, Campus recebe o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar

Evento foi realizado pelo Fórum Permanente Desenvolver o Vale do Rio Doce e teve como pauta o fortalecimento das políticas públicas para a agricultura familiar. Na oportunidade, o Diretor-Geral do IFMG Campus GV entregou ao ministro ofício com potencialidades e demandas da instituição.
publicado: 15/12/2023 18h41, última modificação: 18/12/2023 14h06

Nesta sexta-feira, 15/12, o IFMG - Campus Governador Valadares sediou o "Seminário Agricultura Familiar & Transformação Social para o Desenvolvimento no Campo", realizado pelo Fórum Permanente Desenvolver o Vale do Rio Doce.

Centenas de pessoas, entre pequenos produtores rurais, lideranças comunitárias, políticos, movimentos sociais e organizações não-governamentais participaram do evento que discutiu o fortalecimento das políticas públicas para a agricultura familiar. O Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e o Secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, estiveram entre os convidados do seminário e apresentaram o papel do governo federal na estratégia de desenvolvimento da região.

Seminário Agricultura Familiar_15/12/2023O Diretor-Geral do IFMG-GV, professor Tonimar Senra, manifestou em sua fala de boas-vindas a satisfação do Instituto em sediar o evento. “É uma alegria muito grande receber todos vocês para discutirmos uma temática tão importante que é a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável da nossa região”. O dirigente destacou ainda a contribuição dos Institutos Federais para o desenvolvimento regional. “Os IFs têm feito uma diferença enorme nas localidades onde estão instalados, pois através da Educação transformam a realidade social das comunidades”.

Na oportunidade do encontro, prof. Tonimar entregou um ofício ao ministro Paulo Teixeira em que apresenta as potencialidades do Instituto para contribuir com projetos nas áreas de desenvolvimento agrário e recuperação ambiental na região. O documento contempla também as dificuldades e principais necessidades do Campus GV, em especial as relacionadas à infraestrutura.

O seminário teve o apoio do mandato do deputado federal Leonardo Monteiro, Movimentos Populares do Campo, FIEMG Regional Rio Doce, Rede Leste de Banco de Alimentos (Relba), Banco do Nordeste, UFJF-GV, Caixa e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), FETAEMG e CIAAT.