Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Educadores aprimoram técnicas didático-pedagógicas durante Roda de Conversa

Educadores aprimoram técnicas didático-pedagógicas durante Roda de Conversa

publicado: 06/07/2018 09h00, última modificação: 10/07/2018 12h27

Compreender a metodologia da aula expositiva dialogada em uma perspectiva freireana foi o desafio proposto aos professores e técnicos-administrativos do IFMG - Campus Governador Valadares no segundo encontro de 2018 da Roda de Conversa, realizado na última terça-feira, 3 de julho.

Confira fotos no Flickr do Campus

O conteúdo, extraído do livro “Revolucionando a Sala de Aula” (Editora Atlas), foi apresentado aos participantes pela professora Thaís Felicori. Os professores Marcos Miller e Tatielle Longhini também ajudaram na preparação.

A técnica propõe descontruir o modelo tradicional que tem o professor à frente da sala de aula, apresentando todo o conteúdo, enquanto os alunos, passivamente, ouvem e “absorvem” o que é ensinado. “A base da pedagogia freireana é construir a troca de saberes a partir do ambiente, da realidade dos alunos. Nessa linha, a ideia da aula expositiva dialogada de Paulo Freire é confrontar a atitude contemplativa X atitude de autonomia do aluno, pois ele também é um importante ator desse processo de aprendizagem”, pontuou Thaís.

A Roda de Conversa configura-se em um momento rico para troca de experiências entre docentes que acumulam uma vivência maior e os colegas que assumiram mais recentemente a sala de aula. “No início, tive certa dificuldade ao ministrar aulas para o Ensino Médio, de obter a atenção e o interesse deles. Com a prática diária, o apoio dos colegas e da instituição  percebo hoje o tanto que melhorei. O fato de saber o nome deles, por exemplo, já fez diferença. Esperá-los na porta da sala para dar o bom dia... tudo isso trouxe ganhos positivos”, revelou professora Carolyne Ávila.

A coordenadora pedagógica do Campus, Clara Agostini, ressaltou que no processo de ensino-aprendizagem não há fórmulas milagrosas e que o educador precisa fazer uma boa leitura da realidade da sua sala de aula e lançar mão dos melhores recursos. “Não existe estratégia única. Cada contexto/realidade didática terá seus potenciais e limitações”, atestou.

Programe-se

A próxima Roda de Conversa acontece no dia 15 de agosto, às 17h30, no auditório do campus. A discussão será pautada no capítulo “Filmes no processo de ensino e aprendizagem”, integrante do livro “Revolucionando a Sala de Aula”.

A atividade é voltada para docentes e técnicos-administrativos do IFMG - Campus Governador Valadares. Profissionais e demais interessados da comunidade externa também podem participar.

O projeto também conta com um canal no Google ClassRoom para promover a interação entre os participantes e disponibilizar as tarefas. Interessados em participar devem enviar e-mail para coped.gv@ifmg.edu.br