Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Egresso de Engenharia de Produção é aprovado em programa de mestrado do IFES

Egresso de Engenharia de Produção é aprovado em programa de mestrado do IFES

por Comunicação publicado: 19/02/2021 14h34, última modificação: 19/02/2021 14h34

Jadeilson Serafim de Andrade, formado em Engenharia de Produção pelo IFMG – Campus Governador Valadares, acaba de conquistar sua aprovação no curso de mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus Vitória.

O processo seletivo do mestrado envolveu três etapas: pré-projeto, análise curricular e entrevista. A proposta apresentada por Jadeilson integra a linha de pesquisa Usinagem de Metais e busca analisar o comportamento mecânico e a performance dos aços baixo carbono, SAE 1020, usinados por fresamento.

A dedicação aos estudos durante a graduação e o incentivo dos servidores do Campus fizeram a diferença, garante o egresso. “A preparação aconteceu durante minha trajetória pelo IFMG-GV, com um quadro de pessoas maravilhosas que transmitiram seus conhecimentos, e sempre incentivaram a pesquisa. À época, tive o apoio do professor Sandro da Costa [atualmente, no CEFET-MG], responsável pela disciplina de expressão gráfica e processos industriais”.

Trajetória

Jadeilson cursou o ensino fundamental na E. M. Araripe Júnior, localizada no Córrego do Sabiá, zona rural de Governador Valadares. Na E. M. Vicente José Soares, no distrito de Pontal, também zona rural da cidade, iniciou o ensino médio, mudando poucos meses depois para a E. E. Diocesano, situada no bairro Vila Bretas. Nessa época, dividia seu tempo entre a escola e o trabalho.

“No final do ensino médio, por meio de um curso de aprendizagem no SENAI-GV, surgiu meu interesse pelos processos de fabricação, quando tive a oportunidade de ser menor aprendiz na [mineradora] Vale e, posteriormente, estagiário na Super Metal [empresa do setor ferroviário], onde aprendi e coloquei em prática meus conhecimentos. Desde então mantenho essa paixão pelo processo de fabricação, em especial a usinagem”, detalha o jovem.

O estudante conta porque decidiu seguir com a formação acadêmica. “Sempre me interessei por processos industriais e fico encantado com a versatilidade do processo de usinagem, área na qual já trabalho há, aproximadamente, oito anos. Vi no mestrado a oportunidade de me aperfeiçoar e quem sabe um dia seguir carreira acadêmica e contribuir com o conhecimento de outras pessoas”.

O IFMG-GV orgulha-se da conquista do egresso Jadeilson Serafim de Andrade e deseja sucesso em sua caminhada acadêmica e profissional.