Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em artigo, professora analisa a interação do ensino de História com projetos do Neabi

publicado: 11/09/2023 15h54, última modificação: 11/09/2023 16h07

Ensino de História: novas abordagens e práticas na interação com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) é o mais recente artigo científico publicado pela professora Joelma Aparecida do Nascimento. O trabalho traz reflexões da docente durante sua atuação como substituta no IFMG - Campus Governador Valadares, de 2018 a 2020, em disciplinas da área de História/Humanidades. No artigo, a pesquisadora ressalta que os Neabis são uma realidade em várias instituições de ensino do país, mas suas atuações e impactos na educação são temas ainda pouco analisados. A partir do relato de experiência educacional destaca que as ações realizadas no Neabi são importantes instrumentos para o ensino em sala de aula e, do mesmo modo, para o incentivo à iniciação científica perfazendo uma educação antirracista.

Revista Outros Tempos/UEMA_artigo profa Joelma NascimentoO artigo integra o Dossiê: Ensino de História: metodologias, abordagens e práticas, da revista Outros Tempos, produzida pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Saiba mais! Professora Joelma é doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduou-se em História (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). No doutorado contou com bolsa de pesquisa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) sob supervisão do professor Dr. António Manuel Hespanha na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. É sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri, sócia correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni e afiliada da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as)/ABPN. Atualmente atua como professora de História na Educação Básica no município de Teófilo Otoni. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil no século XIX e interesse nos seguintes temas: construção do Estado e da nação, sistemas eleitoral e judiciário, hierarquização socioeconômica, sociedade mineira, educação para as relações étnico-raciais, história indígena e ambiental.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra!