Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em cerimônia, professor Willerson Custódio é reconduzido ao cargo de diretor Geral

publicado: 22/11/2019 14h31, última modificação: 22/11/2019 14h43

O diretor Geral do IFMG – Campus Governador Valadares, professor Willerson Custódio da Silva, foi reconduzido ao cargo na noite desta quinta-feira, 21 de novembro, em cerimônia simbólica que reuniu autoridades, membros de instituições parceiras, professores, técnico-administrativos e alunos. A solenidade oficial de posse foi realizada no dia 24 de outubro, no Campus Betim.

Em um discurso emocionante, Willerson ressaltou sua trajetória como professor há mais de duas décadas, e contou as dificuldades enfrentadas ao longo da vida como o caçula de nove irmãos, sendo a mãe doméstica e muitas vezes sem ter o que dar de comer aos filhos. A tônica da sua mensagem esteve centrada no poder da educação na vida das pessoas, em especial, dos menos favorecidos.

“Acredito que a Educação é uma das formas mais eficazes e duradouras, podendo fazer com que as pessoas sejam transformadas, provocando assim o desenvolvimento e colocando-as em situação de equidade. Comprometo-me a conduzir [a instituição] por mais quatro anos com muita responsabilidade, ética e honestidade e continuar sendo um instrumento de Deus para que através de uma instituição de ensino milhares de pessoas possam ter suas vidas transformadas”. Para encerrar, prof. Willerson agradeceu o apoio de todos que tem contribuído para o avanço da instituição e, principalmente na superação das dificuldades.

Compuseram a mesa de honra o reitor do IFMG, prof. Kleber Gonçalves Glória, o secretário municipal da Fazenda, Jamir Calili Ribeiro, representando o prefeito municipal André Merlo, o diretor de Ensino do Campus, professor Tonimar Domiciano Arrighi Senra, o jornalista Walter Andrade, representando o deputado federal Leonardo Monteiro, a diretora do Departamento de Ensino, Pedrina Maria da Silva, representando o secretário municipal de Educação, José Geraldo Prata.

Em sua fala, prof. Kléber agradeceu o apoio da comunidade acadêmica para sua reeleição para o cargo de reitor, relembrou que 2019 foi um ano difícil em função dos contingenciamentos de recurso, mas que com o esforço de todos foi possível avançar em várias frentes da gestão. Destacou ainda “Todos os diretores do IFMG são muito competentes, mas talvez, o que tenha a energia mais positiva, a alegria que contagia o ambiente, sem dúvida, é o professor Willerson. A sua competência se faz pelo seu caráter e por essa forma de tratar com respeito as pessoas, dirigindo a instituição com muita responsabilidade. E tudo isso realmente faz com que a gente admire o seu trabalho. Tenho certeza que os próximos quatro anos da sua gestão, com a graça de Deus e o apoio da reitoria, dos servidores e dos estudantes, vai ser de muito sucesso”.

Apresentação musicalOs presentes puderam também conferir uma apresentação musical conduzida pela aluna Maria Eduarda Fernandes, do 3º ano do curso técnico integrado em Segurança do Trabalho, juntamente com o professor de matemática Renato Tolentino.

Na oportunidade, a coordenadora pedagógica Clara Agostini fez o anúncio da preparação de um e-book comemorativo com produções acadêmico-científicas desenvolvidas pela comunidade acadêmica. O projeto é uma das ações que estão sendo organizadas pelos 10 anos da instituição, a ser comemorado em abril de 2020. Clara informou ainda que a Comissão Editorial responsável pela publicação tem se esforçado para lançar o edital ainda em 2019.

Após a assinatura do termo de posse simbólico, foi feita uma oração e bênção ao novo mandato do prof. Willerson pelo pastor Everaldo Gomes de Lima, da Igreja Batista do bairro Grã-Duquesa.

Também estiveram presentes na solenidade representantes da Univale e do programa de Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), professores Mauro Augusto dos Santos e Suely Rodrigues, o representante do Tenente-Coronel Fausto Machado de Oliveira, do 6º Batalhão de Polícia Militar, o Tenente Marlon Soares Santos, o pró-Reitor de Administração e Planejamento do IFMG, Leandro Antônio da Conceição, e o diretor Geral do IFMG - Campus São João Evangelista, prof. José Roberto de Paula.

Ao final, foi servido um coquetel para que os convidados pudessem confraternizar e renovar os votos de felicitações à nova gestão.

Confira álbum de fotos do evento no Flickr do Campus