Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em palestra, meteorologista analisa chuvas regionais e clima para a próxima década
conteúdo

Notícias

Em palestra, meteorologista analisa chuvas regionais e clima para a próxima década

Evento gratuito acontece no dia 09 de outubro e contará com a participação do meteorologista e professor PhD Luiz Carlos Baldicero Molion. Inscrições online; vagas limitadas
publicado: 03/10/2019 12h00, última modificação: 03/10/2019 13h10

“Perspectivas climáticas 2019/2020 e tendências para os próximos 10 anos” será o tema da palestra do meteorologista e professor PhD Luiz Carlos Baldicero Molion, a ser realizada na próxima quarta, dia 09 de outubro, às 18h, no auditório do Parque de Exposições de Governador Valadares. 

PhD em Meteorologia e pós-doutor em Hidrologia de Florestas, Molion apresentará resultados de análise e diagnóstico do regime de chuvas de Governador Valadares e da região para os próximos meses, incluídos os impactos do fenômeno El Niño. E ainda a tendência do clima para os próximos 10 anos. 

A problemática do aquecimento global também será abordada por Molion. Ele argumenta que essa hipótese não tem bases físicas sólidas e que a tendência do clima no planeta é de resfriamento no futuro próximo devido ao mínimo de atividade solar que ocorre, aproximadamente, a cada 100 anos. 

Inscrições 

O evento é gratuito e aberto a produtores, pesquisadores, estudantes, gestores e demais profissionais e pessoas da comunidade interessados no tema. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia pelo link: sympla.com.br/palestra---perspectivas-climaticas__666147

Idealizada pelo IFMG - Campus Governador Valadares, por mediação do geógrafo e professor de climatologia Dr. Fulvio Cupolillo, a palestra é realizada pelo Sindicato Rural de Governador Valadares (SRGV) com o apoio da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, Câmara de Dirigentes Logistas de Governador Valadares (CDL-GV), Sebrae, Sicoob Crediriodoce, Fiemg Regional Rio Doce e União Ruralista Rio Doce (URRD).

Breve currículo 

Luiz Carlos Baldicero Molion é bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (USP/1969), PhD em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin (USA/1975), pós-doutor em Hidrologia de Florestas pelo Instituto de Hidrologia (Inglaterra/1983), e acadêmico do Instituto de Estudos Avançados de Berlim (Wissenschaftskolleg), na Alemanha, desde 1989. É pesquisador aposentado do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE/MCT), onde foi diretor de Ciências Espaciais e Atmosféricas, professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas e professor colaborador da Pós-graduação em Clima e Ambiente, Universidade de Évora, Portugal. Foi representante da América do Sul na Comissão de Climatologia da OMM de 1997-2010, dentre outras premiações, condecorado pela CINDRA da Câmara Federal com a Medalha Júlio Redecker em 2013 por serviços prestados à Nação. Atualmente, se dedica a consultorias e a proferir palestras sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas, Diagnóstico e Prognósticos Climáticos, Energias Renováveis, Dessalinização de Água e Desenvolvimento Regional.

* Crédito foto: Canal Livre/Band