Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em visita técnica, estudantes do curso técnico em Meio Ambiente fazem tour por diversos pontos de BH

Aula de campo teve passagem pelo Centro de Educação Ambiental, Estação de Tratamento de Águas Fluviais, Mineirão e Aquário
publicado: 31/12/2023 20h36, última modificação: 31/12/2023 20h40

Alunos do 3º ano do curso técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA) do IFMG - Campus Governador Valadares tiveram uma visita técnica pra lá de especial nos dias 1º e 2 de dezembro. As aulas de campo dessa vez foram na capital mineira, Belo Horizonte, oportunidade em que os discentes puderam desfrutar de dois dias de muito aprendizado e diversão, acompanhados dos professores Déborah Praxedes, Arnaldo Cambraia e Daniela Cunha.

O primeiro destino foi o Centro de Educação Ambiental - CEAM Barreiro, em que puderam conhecer a Área de Proteção do Manancial Barreiro, com 1.406 hectares, localizada na região sudeste de Belo Horizonte, com direito a trilha na mata e um quiz sobre questões ambientais. Essa etapa foi conduzida pelo técnico em meio ambiente da Copasa André Costa, que recepcionou a turma e comandou as atividades. Segundo André Costa: “O Centro de Educação Ambiental do Barreiro faz parte da filosofia da Copasa de incluir os mineiros nas atividades de educação ambiental para criar laços de respeito, conhecimento e proteção em relação às áreas preservadas. É, portanto, um ponto estratégico para investir na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis pelo patrimônio público e ambiental fortalecendo sua relação com as atividades de produção e tratamento das águas utilizadas para abastecimento público”.

Em seguida, o tratamento de águas fluviais foi o tema, com a visita à Estação de Tratamento de Águas Fluviais – ETAF Pampulha. Lá, recepcionados pelo operador Adailton Santana, acompanharam as etapas de tratamento dos Córregos Ressaca e Sarandi, antes de desaguarem poluídos na lagoa da Pampulha.

No dia seguinte, a bola da vez foi o estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão. Conheceram o museu do futebol, vestiário e o gramado do estádio. Acompanhados pelo monitor Hermano, souberam que o estádio foi o segundo do mundo a receber o selo Platinum, categoria máxima da certificação Leed de sustentabilidade ambiental.

E, por fim, puderam conhecer as instalações e bastidores do Aquário da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, guiados pelo monitor David Mendes, onde puderam conhecer muitas espécies de peixes da bacia do Rio São Francisco e as operações para manter a qualidade da água, e manejo dos peixes. Ainda sobrou um tempinho para ver os animais do Zoológico.

Para a estudante Sofia Valadão, a viagem contribuiu significativamente para a sua formação técnica. “Estar nessa viagem foi uma experiência inesquecível. Poder compartilhar com meus colegas e meus professores momentos de tamanha diversão e aprendizagem vai ser algo que vou levar comigo pra sempre. Nós fizemos visitas a lugares que sem dúvida eu não conheceria e não poderia aprender tanto, aprender sobre educação ambiental, aprender mais sobre os processos de tratamento da água e de esgoto, além de conhecer novas espécies da região e entender como a preservação destas é fundamental para a conservação do meio ambiente. Graças a toda essa experiência com certeza saio do Instituto como técnica em meio ambiente com uma carga de conhecimento muito maior”, avaliou.

O IFMG - Campus Governador Valadares agradece à Copasa BH, Minas Arena Mineirão e Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte por receber tão bem os estudantes. E também o apoio do Campus São João Evangelista do IFMG por ceder um motorista para a realização da atividade.

-------------------
Texto: professora Déborah Neide Praxedes