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Entenda como funciona a Ouvidoria do Campus GV

publicado: 14/11/2018 12h20, última modificação: 17/07/2023 12h07

A Ouvidoria atua como 'ponte de comunicação' entre o cidadão e a instituição, sendo responsável pelo tratamento das reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e elogios, relativos às políticas e aos serviços públicos prestados pelo IFMG. 

A Ouvidoria Local do IFMG - Campus Governador Valadares possui uma natureza mediadora junto à Ouvidoria do IFMG, facilitando a comunicação entre a comunidade e a instituição. 

Entre as atribuições da Ouvidoria Local estão: 

* Receber as demandas da Ouvidoria Geral e encaminhar aos setores competentes; 

* Receber demandas da comunidade local e encaminhar aos setores competentes; 

* Acompanhar as providências adotadas para garantir uma resposta ao solicitante dentro do prazo determinado; 

* Repassar os temas recorrentes das solicitações da Ouvidoria ao Gestor da Instituição de modo a assegurar soluções definitivas para os problemas mais abordados.


Importância e benefícios para a comunidade

“A Ouvidoria Local é importante porque o ouvidor está inserido diretamente na instituição. Dessa forma, consegue direcionar com maior precisão as manifestações aos setores relacionados, obter as informações com mais clareza e proporcionar tomada de soluções mais rápidas”, argumenta a servidora Mirian Silva Pascoal, indicada pela Direção Geral do campus para assumir a função de ouvidora local. 

Mirian esclarece que o fluxo das manifestações pela comunidade deve ser registrada via plataforma Fala.Br. Caso o usuário tenha dúvidas de como registrar a manifestação, poderá solicitar esclarecimentos à Ouvidora Local.  

Todos aqueles que utilizam os serviços prestados pelo IFMG-GV, bem como os que prestam serviços no âmbito institucional, poderão utilizar o serviço. 


Como acionar a Ouvidoria?
 

A comunidade, seja interna ou externa ao IFMG-GV, poderá se manifestar junto à Ouvidoria Local para registrar:

Denúncia: comunicação escrita que indica irregularidade por parte da Instituição ou de seus servidores, que venha a ferir a legislação;

Reclamação: comunicação verbal ou escrita que relata a manifestação de desagrado ou protesto sobre um serviço prestado, ação ou omissão da administração e/ou servidor público;

Elogio: comunicação verbal ou escrita que demonstra apreço, reconhecimento ou satisfação sobre o serviço recebido por pessoas que se utilizaram do serviço/atendimento;

Sugestão: comunicação verbal ou escrita cuja apresentação contém uma ideia ou proposta para aprimoramento dos serviços realizados pelo IFMG;

Informação: manifestação recebida diretamente pela ouvidoria ou pelo SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) solicitando informação ou esclarecimento.

Acesse a plataforma Fala.Br e registre sua manifestação: https://falabr.cgu.gov.br. Queremos te ouvir!

Os usuários também podem contatar a Ouvidoria do IFMG Campus GV pelo e-mail ouvidoria.gv@ifmg.edu.br, ou pessoalmente, se preferir.

O prazo para resposta das demandas encaminhadas à Ouvidoria é de até 20 dias, a contar da data da manifestação do cidadão, podendo ser prorrogado por mais 10 dias, mediante justificativa conforme previsto em legislação específica.

Mas lembre-se! A Ouvidoria deve ser procurada para as manifestações listadas acima somente se o problema não tiver recebido a atenção e empenho devidos dos servidores ou membros da Instituição.