Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Envelhecimento é tema da aula inaugural do curso Cuidador de Idoso

Envelhecimento é tema da aula inaugural do curso Cuidador de Idoso

publicado: 18/09/2017 18h12, última modificação: 18/09/2017 18h15

A estreia do curso de extensão Cuidador de Idoso, oferecido gratuitamente pelo IFMG - Campus Governador Valadares à comunidade, aconteceu na noite do dia 11 de setembro, na sede da E. E. Bom Pastor, no bairro Santo Antônio.

A professora de psicologia do IFMG-GV, Mariana Sarro Pereira de Oliveira, foi responsável pela aula inaugural intitulada "Curso de Formação Inicial e Continuada Cuidador de Idoso: breve apresentação e reflexões". A docente falou sobre o processo de envelhecer, as mudanças no perfil etário da população brasileira e a importância atual de profissionais cuidadores de idosos. Segundo ela, “a tendência do mercado de trabalho é favorável a esses profissionais”.

A diretora da E. E Bom Pastor, Cleonice Martins Nunes, agradeceu a parceria com o IFMG-GV e destacou a importância do curso para a qualificação profissional da população dos bairros atendidos pela escola. O coordenador de Extensão, Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (CEPIP) do Campus, professor Lenício Dutra Marinho Júnior, enfatizou a importância do IFMG para a melhoria da formação e qualificação profissional de nossa região e a redução das graves disparidades socioeconômicas.

Giulliano Sousa, técnico em assuntos educacionais do Instituto e um dos coordenadores do curso, explicou sobre o processo de construção da capacitação - que ocorreu em diálogo com a Escola e a comunidade do bairro Santo Antônio - e a parceria com a Casa de Recuperação Dona Zulmira. Segundo Sousa, “o curso atende a uma importante demanda da região e oferecerá interessantes oportunidades de inserção no mercado de trabalho, aquisição de renda e melhoria das condições de vida dos estudantes”.

Saiba mais
O curso de Formação Inicial Cuidador de Idoso tem duração de 160 horas e se encerra em dezembro. As aulas teóricas ocorrem de segunda a sexta-feira, no período noturno, na E. E. Bom Pastor. As aulas práticas serão realizadas na Casa de Recuperação Dona Zulmira aos sábados de manhã.

Outras informações sobre o curso, entrar em contato pelo telefone (33) 3272-5411 ou pelo e-mail cepip.gv@ifmg.edu.br.