Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Esgotamento profissional é tema de palestra promovida pelo Siass no dia 16, no auditório do Campus
conteúdo

Notícias

Esgotamento profissional é tema de palestra promovida pelo Siass no dia 16, no auditório do Campus

por Comunicação publicado: 14/09/2022 13h04, última modificação: 15/09/2022 14h25

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) promoverá na próxima sexta-feira, dia 16 de setembro, às 15h, no auditório do IFMG - Campus Governador Valadares a palestra “Entre o comprometimento e a exaustão: Síndrome de Burnout e o esgotamento profissional”. A atividade será conduzida pelo psicólogo André de Oliveira Gonçalves.

Saiba mais!

A saúde mental é um assunto que vem sendo cada dia mais discutido em todos os ambientes, seja em casa, seja em uma roda de amigos, ou ainda no trabalho. Com o crescente acúmulo de atividades diárias, responsabilidades, jornadas duplas de trabalho e compromissos inadiáveis, tornou-se notória a necessidade de uma atenção especial também à saúde mental.

Uma doença que vem ganhando destaque nos últimos anos é a Síndrome de Burnout, especialmente após o período de pandemia da Covid-19. A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. 

Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, segurança pública e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.


Com informações do Siass-UFJF/GV