Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante do Campus GV entre os dois únicos medalhistas de MG em olimpíada nacional de Física

Pedro Gabriel, do curso técnico em Segurança do Trabalho, conquistou medalha de bronze na OBFEP 2023, Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. A segunda medalhista por Minas Gerais é uma estudante do IF Sul de Minas
publicado: 02/02/2024 14h34, última modificação: 05/02/2024 12h20

O estudante Pedro Gabriel de Miranda, hoje egresso do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho (turma 2021-2023) do IFMG - Campus Governador Valadares, conquistou medalha de bronze na Olímpiada Brasileira de Física das Escolas Públicas - OBFEP 2023. A OBFEP visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular.

A olimpíada é composta por duas fases: a primeira prova contempla questões de múltipla escolha e aconteceu em agosto de 2023; já a prova da segunda e última etapa, aplicada em novembro, foi composta por uma parte teórica e uma parte experimental. Segundo a Sociedade Brasileira de Física (SBF), entidade responsável pela competição, o total de participantes na 1ª fase foi de 81.160 estudantes. Destes, 5.194 avançaram para a 2ª fase. Ao todo, 30 estudantes de diversos estados do Brasil sagraram-se vencedores na etapa final. Para orgulho do IFMG, nesse seleto grupo de medalhistas está Pedro Gabriel.

Consulte aqui o resultado final da OBFEP 2023

De acordo com o professor de Física Artur Difini, que acompanhou os discentes na competição, oito estudantes do ensino médio do Campus GV realizaram a prova da 1ª fase da OBFEP 2023. “O Pedro foi o único classificado para a 2ª fase. Apenas ele e uma aluna do IF Sul de Minas foram premiados no estado de Minas Gerais, sendo que ele foi o único em todo o IFMG”, destacou orgulhoso o docente.

Prof. Artur explica como foi o apoio aos alunos para a olimpíada. “Houve suporte dos docentes de Física para os estudantes, com algumas aulas de revisão e material compartilhado para estudo. Mas a maior parte do estudo foi feito por eles mesmos de forma autônoma”, ressaltou.

Confira a seguir um bate-papo que tivemos com o medalhista Pedro Gabriel, que nos contou por que decidiu participar da competição, a importância de olimpíadas de conhecimento para a formação discente, além de tecer agradecimentos pelo apoio recebido.

OBFEP 2023_Pedro Gabriel de MirandaQuando começou seu interesse pela Física? É uma das suas disciplinas preferidas? O que mais te atrai nessa área do conhecimento?

Meu interesse pela Física começou em 2019, quando eu estava no 9º ano. Nessa época eu gostava bastante de ver vídeos sobre astronomia, as teorias da relatividade de Einstein, física quântica e outros tópicos relacionados aos assuntos que abordam esses ramos. Desde então, quando comecei meu ensino médio, coloquei como uma das metas aprender como funciona a Física na prática, pois quando assistia esses vídeos ficava só com a parte teórica e para eu conhecer mais como a Física evoluiu durante os séculos teria que acompanhar como funcionava na prática. O que mais me atrai na Física é a parte de como diversos fenômenos que aparentam ser tão simples e óbvios são completamente complexos e não intuitivos.

Por que acha importante que estudantes participem de Olimpíadas de Conhecimento? Em quais outras competições se envolveu durante sua formação no IFMG-GV?

A participação em olimpíadas de conhecimento é importante para agregar no currículo acadêmico, além de abrir portas para entrar em faculdades através do recebimento de medalhas [vagas olímpicas] . Consegui bronze na OBMEP 2023 [Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas] e participei em grupo da Olimpíada Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) em que o IFMG-GV foi ouro nacional em 2022 e prata nacional em 2023.

A que e/ou a quem você atribui a conquista da medalha de bronze que obteve na OBFEP 2023?

Atribuo essa conquista em especial à Deus por ter me concedido a sabedoria para conquistar essa medalha. Também atribuo aos meus professores, em especial ao professor Artur [Difini] e, por fim, aos amigos e familiares que me ajudaram a enfrentar essa jornada com resiliência.

Você acaba de concluir o ensino médio profissionalizante. Fale um pouquinho sobre seus próximos planos.

Eu gosto de muitas áreas do conhecimento. A princípio tenho como objetivo ficar em [Governador] Valadares e fazer medicina na UFJF. Mas, dependendo, tenho como opções fazer Medicina ou Física Médica na UFU [Uberlândia] ou também passar pela cota olímpica em Física Médica pela Unicamp.

Sobre a OBFEP

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto apoiado pelo CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Esse programa, que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto nos estados de BA, GO, PI e SP e em 2011 nesses estados mais MA e MT, vem acontecendo anualmente desde 2012, em nível nacional. É destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9° ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas. São premiados, estudantes, escolas e professores; os estudantes melhor classificados podem receber Bolsas de Iniciação Científica Júnior. Saiba mais!

As cerimônias de premiação da OBFEP 2023 serão marcadas pela Coordenação de cada estado. Até o momento, o cronograma não foi divulgado pelos organizadores.