Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes visitam empreendimentos do ramo de gemas e rochas ornamentais

Estudantes visitam empreendimentos do ramo de gemas e rochas ornamentais

publicado: 27/06/2018 10h25, última modificação: 27/06/2018 12h52

Para conhecer a cadeia produtiva do setor de mineração, lapidação e joalheria, estudantes do 9º período de Engenharia de Produção do IFMG - Campus Governador Valadares visitaram empreendimentos na cidade e região nos meses de junho e maio. A atividade foi organizada pelo professor Yuri Ribeiro, responsável pela disciplina optativa de Geologia Aplicada.

No dia 21 de junho os acadêmicos conheceram a pedreira Alto da Pederneira, na zona rural do município de Galileia. Na empresa são extraídos granitos exóticos para acabamentos diversos da construção civil, como pisos, bancadas, pias e soleiras. “Esse tipo de rocha se difere dos granitos comerciais por apresentar cristais com desenhos variados e tamanhos diferenciados e extensos. Trata-se do produto mais valorizado no mercado de rochas ornamentais. Atende, principalmente, ao mercado internacional, sendo vendido, nas principais feiras do mundo, como por exemplo, Dubai, a maior cidade dos Emirados Árabes”, explica Yuri.

Riqueza regional

Em relação às gemas, popularmente conhecido como pedras preciosas, tiveram a oportunidade de conhecer de perto os processos de extração, beneficiamento, transporte, transformação, comercialização e distribuição do produto final. Foram duas visitas técnicas na cidade de São José da Safira/MG, uma na Mina do Cruzeiro e a outra na mina Fazenda Chiá, respectivamente, pertencentes às empresas Nevestones e Mineração Chiá.

A Fazenda Chiá produz gemas do tipo água marinha e diversas qualidades de turmalina. Já a Mina do Cruzeiro é uma das mais importantes produtoras de gemas do tipo rubelita (turmalina vermelha), uma das mais valorizadas pedras do mercado depois do diamante e da esmeralda. A mina também produz gemas do tipo bicolor (turmalina verde e vermelha) e verdelita (turmalina verde).

As duas minas fazem parte do chamado “Circuito das Pedras”, iniciativa da prefeitura de São José da Safira. Abrange as regiões leste e nordeste de Minas Gerais, sendo responsável por cerca de 1/3 de todas as pedras preciosas (gemas coradas) produzidas no mundo.

Outra parada dos acadêmicos foi no Centro de Governador Valadares onde visitaram, no dia 19 de maio, pedristas autônomos e a joalheria La’Belle Joias. A cidade é considerada um importante polo de comercialização de distribuição da produção de gemas para o mercado nacional e internacional.