Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do curso técnico participam de treinamento com o Corpo de Bombeiros

Estudantes do curso técnico participam de treinamento com o Corpo de Bombeiros

publicado: 02/10/2017 12h43, última modificação: 04/10/2017 18h54

Alunos do 3º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST) do IFMG – Campus Governador Valadares tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos teórico-práticos sobre combate a incêndio e primeiros socorros.

Confira fotos do treinamento!

O treinamento foi realizado no Campus nos dias 22 e 25 de setembro, totalizando 16 horas. A condução ficou a cargo do Subtenente Ailton Alves, do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM) de Minas Gerais, com apoio de outros membros da corporação.

Conteúdo
Combustão e propagação do fogo, classes de incêndio, métodos e técnicas de extinção, abandono de área e controle de pânico, bem como noções de resgate e primeiros socorros, identificação dos espaços confinados, práticas seguras em espaços confinados, legislação de segurança e saúde no trabalho, proteção respiratória e operações de salvamento foram alguns dos assuntos estudados e praticados pelos estudantes.

O discente Arthur Coelho acredita que ter acesso a esse tipo de aprendizado pode ser decisivo para salvar vidas. “O curso foi muito importante para nós, tanto profissionalmente como para emergências que podem ocorrer em nosso cotidiano. Ao por em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula, conseguimos ver de perto como agir em caso de risco. O subtenente Ailton nos ensinou a forma correta de utilizar os extintores de incêndio e também a montar o sistema de mangueiras de hidratante que, com a correta utilização, poderá salvar vidas dentro da empresa em que formos trabalhar. Aprendemos também técnicas de socorristas, desmentindo mitos sobre a dificuldade de socorrer alguém, pois na maioria das vezes a fatalidade acontece por falta de conhecimentos e de prática”.

Outra que reforça a relevância da ação é a estudante Letícia Coelho. “O treinamento dos Bombeiros complementa o conhecimento teórico adquirido nas aulas das matérias técnicas. A prática com os extintores, por exemplo, é muito mais eficaz no ensino do que só na teoria. Eu gostei mais da parte de resgate e imobilização da vítima; muito útil caso ocorra alguma situação”.

Contribuição e agradecimento
A oferta deste treinamento é oferecida aos discentes do curso TST desde 2014. Para a coordenadora do curso TST, professora Graciela Oliveira, a parceria com o Corpo de Bombeiros é extremamente importante para oportunizar aos alunos aplicar os procedimentos tanto no dia a dia quanto no futuro ambiente profissional. “A complementação dos estudos com a experiência dos Bombeiros trouxe mais segurança aos estudantes para agir nos momentos de emergência e pânico”.

“O curso de brigadista com os Bombeiros Militares traz para os alunos uma experiência muito boa, tendo em vista o notório conhecimento e experiência do 6º BBM nas mais diversas ocorrências e técnicas de ação. Além disso, nossos alunos recebem certificação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais”, salienta o diretor de ensino do Campus, professor Valcimar Silva de Andrade que finaliza com agradecimentos pela parceria. “O IFMG - Campus Governador Valadares agradece a todos do 6º BBMMG, em especial ao instrutor, Subtente Ailton Alves, por mais essa oferta de curso. Esperamos manter essa sinergia estabelecida para a propagação da cultura de prevenção de incêndios e preparo adequado para o atendimento de emergências na Instituição”, conclui.