Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes dos cursos técnicos participam da 1a fase da Obmep 2022

Estudantes dos cursos técnicos participam da 1a fase da Obmep 2022

por Comunicação publicado: 08/06/2022 16h45, última modificação: 08/06/2022 16h47

Sessenta e seis estudantes dos cursos técnicos Integrados do IFMG - Campus Governador Valadares se juntaram aos mais de 18 milhões de alunos na primeira fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A avaliação foi aplicada presencialmente sob a supervisão das professoras de Matemática Deise Nunes de Arruda Borel e Ana Catarina Cantoni Roque, na manhã da última terça-feira, dia 7 de junho.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcança, nesta edição, 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas. Saiba mais em obmep.org.br

A classificação é feita de acordo com as maiores notas na prova da primeira fase. Os alunos são selecionados em ordem decrescente de nota até que seja preenchido o número total de vagas disponível para cada escola, por nível. As instituições de ensino devem enviar os cartões-respostas dos estudantes classificados para a segunda fase por meio do aplicativo da 17ª OBMEP (disponível no Google Play e na Apple Store) ou pelos correios, até 20 de junho.

Os resultados da classificação para a segunda etapa da competição serão divulgados em 2 de agosto, e os premiados, em 20 de dezembro.

Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.

A OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.