Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes levam ouro e prata em olimpíada internacional de Matemática
conteúdo

Notícias

Estudantes levam ouro e prata em olimpíada internacional de Matemática

Noventa e nove alunos dos cursos técnicos integrados se destacaram nas categorias estadual e nacional da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) Brasil 2018. Em outras duas competições nacionais da área estudantes avançaram para a 2ª fase e também podem conquistar medalhas. Saiba mais!
publicado: 28/06/2018 12h21, última modificação: 02/07/2018 16h57

Pelo terceiro ano consecutivo estudantes dos cursos Técnicos Integrados do IFMG – Campus Governador Valadares fizeram bonito na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) Brasil 2018. Noventa e nove alunos conquistaram medalha de ouro, na categoria estadual, e prata, na categoria nacional, da maior competição interclasses da disciplina no mundo. Os participantes pertencem ao 1º ano do Técnico em Meio Ambiente (TMA), 2º e 3º ano do Técnico em Segurança do Trabalho (TST).

Os estudantes que estão hoje no 2º ano apresentaram evolução em seu desempenho. No ano passado foram medalha de bronze em ambas as categorias e desta vez conquistaram ouro e prata.

“A experiência de participar foi ótima. Esse ano, a união da turma na resolução das questões foi maior do que no ano anterior, o que contribuiu para que conseguíssemos medalha de prata. Conquistas como essa só me faz ficar ainda mais apaixonada pela matemática, além de me encorajar para continuar nessa área. Como opção de carreira, pretendo seguir no campo de exatas, e, com a abertura do Curso de Engenharia Civil no Instituto, aumentam minhas expectativas para continuar aqui, já que essa é a graduação que desejo cursar”, revela Steffany Oliveira, aluna do 2º TST.

Trabalho em equipe

Um diferencial desta olimpíada é o aspecto cooperativo na resolução das provas, ressaltado pelos próprios alunos como algo positivo. “Ver nossa turma unida, cada um com sua individualidade, todos coordenados, para concluir mais um desafio foi incrível e até emocionante. Depois de terminarmos a prova nós nos aplaudimos e vibramos muito com a sensação de missão cumprida. E como toda história essa tem uma moral: cordão de uma dobra quebra mais fácil que o de duas dobras; cordão de 39 dobras [referindo-se ao número de alunos da sua turma] eu considero inquebrável. O sucesso já era presente no dia da prova, mas o resultado material estava ainda por vir. O desfecho foi muito positivo, mais uma vez duas medalhas”, declara Gilson Andrade, do 3º TST.

Participando pela primeira vez da competição, a estudante Luiza Pedroso, do 1º TMA, comenta a alegria da turma ao saber da conquista e o incentivo do professor. “Foi uma experiência maravilhosa. Nunca tinha feito uma prova em coletivo, então foi um desafio não só pra mim, mas para todos da sala. Descobrimos que sabemos nos organizar muito bem e nos dividir, ajudando uns aos outros. E saber que ganhamos uma medalha nesse nível me deixa orgulhosa da sala em que estou. Todos nós ficamos surpresos, e nem acreditamos. Simplesmente fiquei sem palavras, em choque e só tenho uma coisa a dizer: essa conquista só foi alcançada com a ajuda de todos os presentes naquele dia, inclusive do nosso professor Marcos Miller que nos ensinou muito e nos orientou. Todos vocês são importantes!”.

Incentivo docente

De acordo com o professor de matemática Marcos Miller, que esteve à frente da organização da olimpíada no Campus, a preparação foi diária, com atividades extras aos conteúdos da disciplina. “Procuro sempre nas aulas introduzir exercícios que já foram aplicados em provas anteriores da OIMSF para fazer um elo entre a teoria e as diversas situações em que podem ser aplicadas”. O docente relembra que esse método de trabalho teve início com a professora Ana Catarina Cantoni Roque.

Ainda sobre a preparação para a competição, ele explica que os alunos contaram também com grande apoio dos professores Deise Nunes e Bruno Bragança, que compõem o time de Matemática do Ensino Médio, e dos docentes Francismara Guerra e Carlito Balbino, que ajudam a liderar o clube de matemática realizado às quartas-feiras. Os alunos aproveitam também a sessão de atendimento semanal para solidificar seus conhecimentos bem como esclarecer dúvidas.

“É muito gratificante ver o destaque e o sucesso dos nossos alunos. A seriedade, dedicação e o comprometimento que eles possuem com os estudos faz com que cresça ainda mais a nossa vontade em aprofundar e explanar diversas áreas dos conhecimentos matemáticos”, garante Miller. 

A cerimônia para entrega das medalhas e certificados aos alunos está prevista para acontecer em outubro.

Mais sobre a OIMSF

Criada na França em 1989, os principais objetivos da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) são aproximar os estudantes do estudo da matemática, mostrar a importância das línguas modernas, e promover o interesse pela disciplina e pelo trabalho cooperativo. A realização do evento é de responsabilidade da Académie de Strasbourg. De acordo com a organização, a competição em 2018 contou com a participação de mais de 244 mil alunos do ensino fundamental e médio e 9.500 classes de instituições de educação de todo o mundo.

Torcida continua em outras duas olimpíadas de matemática

Novas conquistas podem estar por vir em breve. Isso porque 19 estudantes dos cursos técnicos integrados foram classificados para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2018. Os competidores pertencem ao 1º ano do Técnico em Edificações (TED), 2º e 3º ano do Técnico em Meio Ambiente (TMA) e 2º ano do Técnico em Segurança do Trabalho (TST).

Alunos aprovados 2ª fase da OBMEP 2018

A prova está prevista para acontecer no dia 15 de setembro, em local ainda a ser definido. A professora Deise Borel é quem acompanha mais diretamente os alunos na competição.

Chance de medalha também na I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais. Pelo Campus se classificaram para a 2ª fase os alunos Victor Hugo Costa Coutinho (2º TST) e Mila Leite Garcia Reis (3º TMA). A prova está marcada para o dia 19 de outubro. À frente da organização desta olimpíada no Campus está a professora Francismara Guerra.

Alunos aprovados na 2ª fase da OMIF 2018