Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes participam da 2ª fase da OBFEP 2017

Estudantes participam da 2ª fase da OBFEP 2017

Os alunos Higor Gabriel Barbosa, Lucas de Oliveira Nunes e Victória Rodrigues Viegas, todos do 2º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA) do IFMG - Campus Governador Valadares, participaram da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2017. A etapa foi realizada no Instituto de Ciências Exatas da UFJF, em Juiz de Fora, no dia 21 de outubro. A publicação dos resultados está prevista para o dia 28/02/2018. Todos na torcida!!!
publicado: 27/10/2017 15h25, última modificação: 30/10/2017 07h19

A delegação do IFMG-GV foi acompanhada pelo responsável pela OBFEP no Campus, professor Valcimar Silva de Andrade, e Edilson Magalhães Viegas, pai da aluna Victória.

A realização da 2ª fase em Juiz de Fora se deu em virtude dos cortes realizados na área da educação, que inviabilizou a logística de aplicação em pólos mais próximos das cidades dos estudantes classificados. Além disso, para contenção de gastos essa 2ª fase não contou com a participação dos alunos do 3º ano do Ensino Médio e também não teve prova experimental. Mesmo diante de um cenário complexo, a coordenação nacional optou por realizar a Olimpíada, por se tratar de um retrocesso a questão dos cortes e por acreditar muito no papel da competição para a melhoria do ensino no Brasil.

Cooperação
A confirmação de participação do Campus na 2ª fase só ocorreu dois dias antes (19/10), tendo em vista problemas com recursos para manutenção de veículos da frota. Graças à colaboração de alguns servidores, dos alunos e dos próprios pais a viagem foi viabilizada e realizada com segurança.

Apesar dos obstáculos enfrentados, professor Valcimar comemora a conclusão de mais um ciclo da competição. "Foi difícil a participação nessa edição, mas lutamos até o último momento para que nossos alunos pudessem participar. Ficamos felizes com a perseverança deles, parecem já possuir atributos típicos dos que se enveredam pelo caminho da ciência. Os pais também foram importantes no apoio a mais essa participação do Campus na competição. Enquanto instituição pública de referência na região, é muito importante que continuemos a oportunizar que nossos alunos participem de eventos como esse".

“Para os alunos a participação na 2ª fase da OBFEP 2017 foi muito significante por estarmos representando o IFMG - Campus Governador Valadares. A sensação é de dever cumprido diante do resultado já conquistado e das circunstâncias para viabilizar a participação”, declara Higor Gabriel.

Próxima etapa
A publicação dos resultados está prevista para o dia 28/02/2018. “O Campus espera manter a tradição de trazer mais medalhas na competição. Além de medir o grau de conhecimento dos estudantes, promover uma competição sadia, a OBFEP também representa uma oportunidade de divulgação científica importante, colaborando para ampliar a cultura científica do país e permitindo a descoberta de talentos para a área da Física e ciências em geral”, conclui Valcimar.